Projeto permite que emissora de TV negocie tempo para produção independente

Alex Santana

O deputado estadual Alex Santana criou o Projeto de Lei que propõe mais espaço para produção independente (Imagem: Divulgação /Câmara dos Deputados)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei criada pelo deputado Alex Santana (PDT-BA) que propõe às emissoras de rádio e televisão reservar um espaço na sua programação para a veiculação de produção independente.

De acordo com o site da Câmara dos Deputados, o texto visa que as estações devem compor a sua grade de programas educativos e culturais, sendo que produções destinadas ao mercado publicitário devem conter apenas 25% do tempo total da programação. Propagandas institucionais e a publicidade oficial não entram nesta conta. 

O PL, de número 5749/19, não define o que seria, de fato, produção independente e não informa as regras desta limitação de publicidade comercial e de conteúdo, mas traz uma nova definição para uma publicidade para o cumprimento desta regra. 

As emissoras serão exclusivamente responsáveis por eventuais irregularidades que possam vir a acontecer com o descumprimento da legislação. As concessionárias e permissionárias também são proibidas de vedar, transferir, comercializar e ceder a gestão total ou parcial da execução do serviço de radiodifusão.

A proposta está em tramitação e será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.