Dentre os planos reservados por Paula Braun para 2020 está o lançamento do documentário Ioiô de Iaiá, no qual assina o roteiro, direção e também a produção do longa que retrata a vida de casais que estão juntos há pelo menos 40 anos.
VEJA ESSA
Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz e cineasta comentou sobre o projeto que está a frente pelos últimos cinco anos. “Comecei, em 2014, com uma ideia romântica. Estava interessada em investigar as diferenças entre as relações do passado com as nossas, de hoje, que são mais líquidas”, afirmou ela.
“Na primeira leva, entrevistei três casais, um de Tracunhaém (PE), o segundo de Presidente Prudente (SP) e o terceiro de Indaial, em Santa Catarina. Quando terminei de filmar, me dei conta de temas complexos abordados por eles, como o da velhice e o da renúncia feminina. Na geração dos meus entrevistados, as mulheres sempre tiveram os direitos mais tolhidos do que os homens e foram diminuídas, principalmente no interior”, continuou.
Paula ainda falou sobre a sua relação com Mateus Solano, com quem têm dois filhos Flora e Benjamin e está sempre em equilíbrio. “Eu e Mateus respeitamos a liberdade um do outro. Tenho minhas vontades e projetos e ele tem os dele. Ao contrário dos casais abordados no meu filme, hoje existe a liberdade de se viver junto porque é bom”, garantiu.
Com a ascensão na carreira do marido, a cineasta se viu cada vez mais cobrada para estar sempre bela, ela contou como reagiu a pressão a fazer parte pelos padrões de beleza.
“Quando Mateus ficou famoso, há dez anos, caíram 50 mil olhares sobre mim, uma cobrança por ser bonita, ter o corpo perfeito e ser uma mulher poderosa. No começo, não lidei bem com isso”, admitiu.
“Porém, com o tempo, as mulheres foram conquistando espaço e eu entendi mais a questão da maternidade e perguntei ‘quem sou eu’, assim como fazem muitas mães”, explica. “Um das respostas a essa pergunta foi: ‘eu nunca quis ser modelo de beleza’. Quando comecei a falar sobre isso, muitas mulheres passaram a me escrever, identificadas. Fico feliz por não estar sozinha”, contou.
Paula Braun também fez um balanço sobre o ano de 2019. “Não foi um ano fácil, e ainda temos mais três. Espero que nós, artistas, profissionais de comunicação e professores, que estamos do lado mais suscetível, possamos nos apoiar. Vamos tentar sobreviver e fazer do limão uma limonada ou, quem sabe, uma caipirinha”, brincou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.