No ano em que os streamings entraram com força total na vida dos brasileiros, os serviços de TV paga sentiram ainda mais a debandada do público para estas novas plataformas. E registraram, claro, queda no número de assinantes.
VEJA ESSA
Pela primeira vez, a TV por assinatura marcou em 2019 um número abaixo de 16 milhões de consumidores, mais precisamente 15.922.900 assinaturas, de acordo com dados da Anatel, referentes ao mês de novembro.
Segundo informações da coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, a especulação é que um declínio ainda maior seja apresentada no mês de dezembro, tornando 2019 o quinto ano consecutivo de queda na procura por este tipo de serviço.
A fuga de assinantes passou a se acentuar logo após a ascendente alta em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, quando o serviço chegou a quase 20 milhões de assinaturas. No ano passado, a queda fez com que as operadoras perdessem 1,59 milhão de assinantes, o que apresenta ser quase 10% da base.
O desinteresse do consumidor refletiu também na audiência dos canais pagos, que apresentou uma queda de cerca de 10%. Apesar da perda, a soma de todas as emissoras fechadas representam a maior audiência do veículo TV, ainda maior que as plataformas de Video On Demand.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.