A divulgação do ranking dos 30 canais pagos mais assistidos em dezembro no Brasil, entre 7h e meia-noite, feita pelo jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, traz algumas curiosidades.
A grande surpresa foi a liderança do Discovery Kids, muito acima do SporTV, por um diferença de 0,85 contra 0,72. Isso mostra a força dos canais infantis, o que leva a uma clara interpretação.
As TVs abertas estão quase que proibidas de terem programas infantis porque não podem anunciar produtos para as crianças. As leis brasileiras, num ato de excesso de proteção dos legisladores, punem as emissoras abertas que veiculem os anúncios para as crianças dizendo que não se pode agredir os menores. Os mesmos legisladores são omissos e muitas vezes criam leis que protegem os bandidos.
Então neste mercado sem mercadoria, que são os anúncios, as emissoras não veiculam os programas infantis, exceção feita ao SBT com o Bom Dia & Cia, apresentado pela filha de Silvio Santos, Silvia Abravanel.
A outra surpresa do ranking é a queda da GloboNews. Além de estar lá embaixo, no 11º lugar, o canal tem apenas 0,4 de ibope ante 0,38 de 2017, o pior ano até aqui. Quanto a Band News e Record News, elas estão abaixo do 30º lugar, com menos de 0,2 ponto.
Tem coisa pior no mercado que é o número de apenas 15,9 milhões de assinantes, que vem reduzindo a cada ano. Um país de 200 milhões de pessoas, estimando que tenhamos 80 milhões de lares, apenas 16 milhões têm TV a cabo.
Isso quer dizer que apenas 20% das casas têm TV a cabo e as outras trabalham com TV digital, que é A aberta. Entendam aqui a importância da TV aberta no país. E a grande responsabilidade dos seus donos.
Teodora Mendes ama uma fofoca e não tem compromisso em segurar a língua. Esperta e atenta ao mundinho fantasioso dos famosos, ela sempre está à procura dos podres que as celebridades e sub-celebridades tanto fazem questão de esconder. Dos bailes mais luxuosos aos pancadões nas favelas, Teodora conta com uma tropa de contatinhos nessa saborosa jornada.