Diretor da Band São Paulo e responsável pelo Departamento de Comunicação da emissora, Caio Luiz de Carvalho conversou com o RD1 com exclusividade sobre os últimos lançamentos do canal do Morumbi, todos focados no jornalismo.
VEJA ESSA
O diretor executivo explicou os planos da Band em um momento em que a rede dos Saad investe e busca a renovação. “O jornalismo e o esporte fazem parte da boa história da Band. A Band está preocupada com algo maior que a audiência, que é importante, claro, mas está preocupada com conteúdo em um mundo onde as pessoas estão preocupadas com isso. A Band é grande produtora de conteúdo desde quando ainda era chamada de Bandeirantes, uma emissora com audiência qualificada, e a gente persegue isso há alguns anos, mas agora reforçando ainda mais a partir do que as pesquisas mostram, que é o que mais vai se consumir na TV aberta”, disse.
O também diretor geral do canal Arte 1 ressaltou o DNA da emissora aberta. “Sobre o jornalismo da Band, que tem credibilidade reconhecida, passamos a entrar mais cedo, às 3h45 da manhã. Pesquisas e estudos demonstram que o paulistano e o brasileiro acordam cada vez mais cedo, e o número de TVs ligadas entre 3h e 6h da manhã cresceu muito – 20% em relação há anos anteriores. Por isso a ideia de apostar das 3h45 até às 9h em jornalismo direto, que continua ao longo da programação com boletins locais e com informes nacionais. E retomamos depois, com o esporte, que não deixa de ser jornalismo, com a Renata Fan [Jogo Aberto], com o Neto [Os Donos da Bola] e o Brasil Urgente [de José Luiz Datena]. [À noite, temos ainda] o Jornal da Band, o Band Notícias e o Jornal da Noite repaginado. Ou seja, temos um bom jornalismo para atender e prestar bons serviços à população brasileira e local“, destacou o executivo.
Caio ainda ressaltou a preocupação da Band em ser uma emissora local em cada praça em que está presente. A ideia do canal é regionalizar cada vez mais as praças para fazer jornalismo para aquelas pessoas que anseiam por informações de suas cidades. “A ideia é que a Band seja a mais paulista das emissoras em São Paulo, que a Band do Rio de Janeiro seja a mais carioca das emissoras, a Band da Bahia seja a mais baiana. A ideia é enaltecer cada vez mais o noticiário local, fortalecendo a programação dessas regiões”, revelou.
Ainda sobre a nova proposta de grade da Band, Carvalho disse que tanto o diretor-executivo de jornalismo, Rodolfo Schneider, quanto o Antonio Zimmerle, que é diretor de Entretenimento, “têm carta branca do nosso presidente [Johnny Saad] e da nossa direção para derrubar o que tiver na grade se for para prestar serviço para a população e abrir espaço para o jornalismo”.
De olho nos concorrentes
Dando o pontapé inicial na programação com o 1º Jornal, às 3h45, a Band sai na frente com o intuito de atrair a atenção das pessoas nas madrugadas. Sobre a concorrência, Caio Carvalho analisou que a emissora está de olho nos demais canais, mas que a empresa promoveu os investimentos baseada em pesquisas sobre o que o público deseja naquele horário.
“Quem não estiver de olho nos concorrentes não sobrevive. A novidade é que hoje nós fortalecemos muito a nossa área de pesquisa com a vinda de um profissional que esteve 38 anos dentro de outra emissora [Globo], que é o Antonio Zimmerle, que entende tudo de programação e de pesquisa, audiência e estratégias. [Com isso], os resultados começam a surgir. É óbvio que estamos atentos no que faz a concorrência e eles, provavelmente, estão de olho no que fazemos, também. Esse é o jogo e a Band, antes, não tinha uma estrutura de pesquisas como tem hoje em que a gente acorda já sabendo o que aconteceu tudo no dia anterior com estudos e estratégias a serem adotadas. Isso é muito legal para nós e positivo“, garantiu.
Por fim, o executivo ressaltou a importância da nova empresa da Band, que tem como objetivo trazer mais conteúdo ao canal. “Temos a novidade que é a Vibra, nova empresa do Grupo Bandeirantes, comandada pelo ex-diretor-executivo de jornalismo, André Luiz Costa, que vai fazer um trabalho excepcional junto com as plataformas da Band, que estará focada em colocar a emissora em primeiro lugar nessa área digital“, reforçou Caio Carvalho.
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!