Walcyr Carrasco é ponto-chave na audiência que pode condenar Aguinaldo Silva por plágio

Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco ajudará a Justiça a entender o passo a passo da criação de uma novela (Imagem: Divulgação – Globo / Montagem – RD1)

No próximo dia 21 de maio, a 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro julgará o processo que envolve a autoria de O Sétimo Guardião. O autor Aguinaldo Silva será confrontado por Silvio Cerceau, seu ex-aluno, que o acusa de plágio, para esclarecer pontos importantes sobre a criação da sinopse da trama que foi ao ar no ano passado.

Cerceau convidou nomes importantes para depor na sua defesa, como os de Silvio de Abreu, responsável pelo departamento de teledramaturgia da Globo, Sylvio Guerra, ex-advogado de Aguinaldo Silva, e também de outros alunos que estariam envolvidos na criação da história. Todavia, um nome específico chamou a atenção da imprensa: o de Walcyr Carrasco.

Tido como desafeto de Aguinaldo desde que foi acusado por ele de plagiar uma das tramas de Fina Estampa (2011) em Morde & Assopra (2011), Walcyr poderá ser um ponto-chave na audiência que envolve o ex-colega, mas não testemunhará especificamente sobre a autoria de O Sétimo Guardião, já que não fez parte da criação da trama e nem possui vínculo profissional com Silvio Cerceau.

O RD1 conversou com pessoas próximos ao ex-aluno e, na condição de anonimato, elas confirmaram que o autor de A Dona do Pedaço ajudará a Justiça a entender como funciona a criação de uma sinopse de novela e como ela é determinante no desenvolvimento dos capítulos.

O nome de Walcyr foi anexado na lista de testemunhas pedidas por Cerceau, portanto não houve convite informal, e o novelista ainda será notificado pelos seus advogados que deverá comparecer nos tribunais. O RD1 também apurou que, além de Carrasco, nenhum outro autor de novelas da Globo foi convidado pela defesa do acusador.

Daniel Ribeiro
Escrito por

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].