O ministério da Justiça reclassificou o Encontro, programa de Fátima Bernardes exibido diariamente nas manhãs da Globo, de “livre” para “não recomendado para menores de 10 anos”. Segundo a decisão, a mudança aconteceu pela atração “apresentar violência e conteúdo sexual”.
VEJA ESSA
A responsável pela mudança foi a coordenadora de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, Patrícia Grassi Osório. Como exemplo, o despacho do MJ citou a edição do Encontro do dia 23 de dezembro de 2019, quando Ludmilla cantou a música Verdinha.
Na época, o deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) reagiu à canção de funkeira e protocolou na Procuradoria-Geral da República e na Polícia Federal uma representação contra o programa da Globo.
Para o político pró-Bolsonaro, Verdinha fazia apologia ao cultivo, uso e comércio de maconha. Para a Patrícia Osório, foi constatado conteúdo educativo sobre sexo e descrição de consumo de drogas, temas considerados “incompatíveis com a classificação livre”.
A Globo terá cinco dias para uma readequação do programa com a mudança, mas a reclassificação de livre para não recomendado para menores de 10 anos não causará uma mudança no horário de exibição do matinal.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.