A Band sofreu uma pane no início da noite desta quinta-feira (25). O sinal da emissora foi interrompido por volta das 18h20, enquanto José Luiz Datena, do Brasil Urgente, entrevistava o médico e toxicologista Anthony Wong a respeito do uso do medicamento cloroquina contra a covid-19. Dados prévios de audiência mostram que, na ocasião, a emissora ocupava o terceiro lugar no ranking de TVs abertas.
VEJA ESSA
Com o apagão, as afiliadas foram orientadas a seguir com conteúdo local às 18h40, aproximadamente 10 minutos antes do habitual. Neste período, o perfil da Band no Twitter publicou a seguinte mensagem: “Oiê, estivemos fora do ar por problemas técnicos. Pedimos desculpas e já estamos trabalhando para reestabelecer a programação normal”.
A queda atingiu outros veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação, como as rádios e os canais a cabo. Os sinais foram retomados por volta de 19h15, após a BandNews retransmitir, por alguns minutos, o sinal da TV Brasil.
Antes de seguir com a entrevista, Datena comentou que nunca tinha visto algo do tipo na emissora. Ao longo do bate-papo – com o Brasil Urgente estendido até às 19h40 –, o apresentador queixou-se de problemas técnicos. Ele também citou a fuga de público para outros canais.
Antes de entregar para o Jornal da Band, José Luiz Datena afirmou que é “muito difícil isso acontecer numa emissora que tem excelência técnica impressionante” e pediu desculpas ao público pelo episódio.
Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band, entrou na sequência, sem escalada – chamada exibida no início dos telejornais, com todos os destaques da edição. Ele acionou a repórter Carolina Vilela, direto de Brasília, com as últimas informações sobre a pandemia do coronavírus. As falhas técnicas prosseguiram, com Oinegue e Lana Canepa se atropelando na leitura do teleprompter.
Em nota, a Band esclareceu o ocorrido:
“O Grupo Bandeirantes enfrentou um problema elétrico inesperado em sua sede em São Paulo, no início da noite desta quinta-feira, apesar de ter seu grupo de geradores, no breaks e sistemas de backup adequados e em pleno funcionamento. O fato causou a interrupção de todos os sinais originados da sede do Morumbi. As demais emissoras Band seguiram com sua programação local durante esse período. Pedimos desculpas a nossos telespectadores e ouvintes em todas as nossas plataformas pelos transtornos causados”.
As redes sociais reagiram ao “apagão” da emissora.
Confira:
AGORA: apagão geral no Grupo Bandeirantes:
– Band
– Rádios Bandeirantes e Band News FM
– Band SportsBand News acabou de voltar, retransmitindo a TV Brasil
— Danilo Marroni (@DanMarroni_) March 26, 2020
Começou a censura, Band News, Band e Band Rádio todas fora do ar!
— trigueiro (@emilytrigueiro) March 26, 2020
A produção da Band nesse momento pic.twitter.com/RJyZf38brS
— Spinelli (@felipespinelli) March 26, 2020
Record depois da queda de sinal da Band pic.twitter.com/SPAOqjJJXD
— Duarte (@renanduartetv) March 26, 2020
Band tem os primeiros sintomas de Covid-19, entenda
— CORONA (@jorge_william) March 26, 2020
O que está acontecendo com a Band? Fora do Ar assim do nada de repente?
— Leda Nagle (@LedaNagle) March 26, 2020
Band também com logo antigo na tela!! pic.twitter.com/3j6XrJRC4d
— Tá cansada, Renata? (@epictimechat) March 26, 2020
Band começou a passar a Band News na TV aberta, ainda sem marca d’água nem nada pic.twitter.com/SKYJCvWNYR
— Alô TV | #FicaEmCasa (@AloTvbr) March 26, 2020
19h14: BAND VOLTOU
“Esse todo tempo aqui de Band e foi o problema mais grave que eu já vi na nossa programação”, Datena
— Danilo Marroni (@DanMarroni_) March 26, 2020
TEMPOS DIFÍCEIS TIRARAM BAND DO AR SEGUNDO SAFENA pic.twitter.com/xVXBLD3BTr
— Brendo (@BreHenrique_) March 26, 2020
ALÔ, TERRA!
“Posso passar para o Jornal da Band?”#BrasilUrgente #JornalDaBand | @DatenaOficial pic.twitter.com/aYM6zD8xih— Luiz Ricardo (@excentricko) March 26, 2020
Oiê, estivemos fora do ar por problemas técnicos. Pedimos desculpas e já estamos trabalhando para reestabelecer a programação normal. ? — Band (@BandTV) March 26, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.