Nesta segunda-feira (4), a Globo determinou o uso de máscaras para repórteres durante links ao vivo e em passagens. A medida, que passa a vigorar nas edições de hoje do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, foi anunciada em comunicado do diretor de Jornalismo Ali Kamel. E acompanha a adoção da ferramenta de prevenção contra o coronavírus em estados e municípios.
VEJA ESSA
“Diante do agravamento da pandemia, e para dar o exemplo, estimulando o hábito na população, o uso de máscaras por repórteres em todos os vivos e em todas as passagens passa a ser obrigatório”, escreveu Kamel. Anteriormente, os profissionais do Jornalismo faziam uso de máscaras durante a produção da matéria, mas surgiam no vídeo sem o dispositivo – sempre longe dos colegas de equipe e de populares.
“Nossa prática anterior era segura, como atestam os infectologistas, mas o momento pede mais que isso: é preciso usar nossa imagem como reforço no convencimento de milhões de pessoas. De agora em diante, os brasileiros verão nossos repórteres nos vivos e nas passagens com máscaras. E se sentiram ainda mais estimulados a usá-las”, prossegue o diretor.
Nomes como Renata Vasconcellos, William Bonner e Renata Lo Prete, assim como demais apresentadores, estão “dispensados” da medida protetiva no vídeo. “A máscara não será usada por apresentadores e repórteres em estúdio e por profissionais que estejam em home office porque estão em ambientes controlados”, informa Ali Kamel.
“Conto com vocês. Essa regra passa a valer hoje no ‘JN’ e ‘JG’. Amanhã em todos os telejornais”, conclui o diretor de Jornalismo.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.