Record determina que jornalistas usem máscaras nas ruas

Record

Repórteres da Record usam máscaras em entradas ao vivo (Imagem: Reprodução / Record)

A Record seguiu a medida adotada pela Globo e TV Cultura e enviou um comunicado interno aos seus funcionários com o seguinte aviso: a partir desta quinta-feira (7), todos os repórteres deverão usar máscaras durante reportagens e entradas ao vivo.

A decisão foi tomada pelo comando do jornalismo da emissora paulista, que foi de acordo com o decreto do governador João Doria (PSDB) sobre o uso obrigatório de máscaras em todo o estado.

Além da sede da Record em São Paulo, suas filiadas e afiliadas devem seguir a mesma determinação. O modelo de máscara a ser utilizado também foi estabelecido pela direção: “máscara de algodão branca, validada e aprovada pela Segurança do Trabalho da Record TV”.

A chefia fez um alerta sobre o uso incorreto das máscaras entre os entrevistados: “Não devemos mais exibir entrevistas com pessoas com máscaras no queixo, no pescoço, penduradas… Precisamos pedir para que as usem de forma correta antes da gravação”.

Assim como o Grupo Record, o Grupo Globo seguiu o mesmo exemplo. Durante o Jornal Nacional da última segunda-feira (4), William Bonner anunciou que todos os repórteres do canal seriam vistos de máscaras a partir daquela edição.

A única exceção entre as emissoras que adotaram a medida mais rígida de proteção foi para os jornalistas que gravam de casa. Para eles, o uso não é necessário.

Confira o comunicado interno na íntegra:

“Caros

Com o decreto do Governo de SP que torna obrigatório o uso de máscaras para todos os cidadãos que circularem pelas ruas das cidades do estado, adotaremos a seguinte orientação a partir da próxima quinta-feira (07/05):

– todos os repórteres deverão usar máscaras nas passagens e links;

– o uso da máscara nas passagens e vivos vai se estender para todas as praças – próprias e afiliadas;

– apenas os repórteres que estão gravando em home office não precisam utilizar a máscara. Mas é importante que expliquem isso;

– para os correspondentes valem as regras acima;

– o modelo de máscara a ser utilizado é: máscara de algodão branca, validada e aprovada pela Segurança do Trabalho da Record TV.

Procure a sua chefia ou a área Administrativa para retirar suas máscaras;

– os repórteres que não receberam devem informar a Diretoria de Desenvolvimento e Planejamento do Jornalismo.

Atenção:

Até quinta-feira (7/5/20), continua valendo a orientação de utilizar a máscara quando houver aglomerações, em locais fechados (como estações, ônibus, hospitais etc.), em entrevistas ou sempre que o repórter achar que é necessário.

Reforçamos também a importância de mantermos práticas como:

– higienização das mãos e equipamentos a cada marcação ou entrevista;

– evitar tocar em objetos (como corrimãos, elevadores etc.); manter distanciamento de 1,5m dos entrevistados e utilizar sempre um segundo microfone para entrevistas;

– é fundamental orientar nossos entrevistados sobre o uso correto da máscara.

Não devemos mais exibir entrevistas com pessoas com máscaras no queixo, no pescoço, penduradas… Precisamos pedir para que as usem de forma correta antes da gravação.

Agradecemos a vocês pelo empenho e pela dedicação nesta cobertura.”

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.