O Jornal Nacional surpreendeu o público nesta quinta-feira (14) com o anúncio de uma mudança visual. William Bonner adiantou que o noticiário da Globo passará a exibir em seu telão fotos das muitas vítimas da covid-19, sempre que as pautas estiverem relacionadas com a pandemia de coronavírus.
VEJA ESSA
“Desde o início da cobertura jornalística da pandemia, a imagem que ilustra o nosso painel lá atrás tem sido o do novo coronavírus. A imagem que o mundo todo tem do inimigo n° 1 da saúde humana nestes tempos difíceis. Mas aqui no Jornal Nacional, todo dia, o que nós procuramos fazer é informar pra ajudar os brasileiros a frear essa pandemia e a ter uma visão clara do que tá acontecendo”, iniciou Bonner.
“E talvez a melhor forma de fazer isso seja lembrar o tempo todo que nós estamos falando de vida, de cidadãos, de pessoas. Por isso, a partir de hoje, aquela imagem do inimigo n° 1 vai sair do nosso painel. Em todos os momentos em que o Jornal Nacional estiver tratando da pandemia, vão estar lá atrás os rostos de brasileiros que ele nos tirou”, adiantou o âncora do JN.
“Esses sorrisos e olhares dos brasileiros que nós perdemos podem nos ajudar a fortalecer a mensagem que importa de verdade: a necessidade de proteger vidas”, concluiu.
Antes, Renata Vasconcellos trouxe números assustadores: “Nesta quinta-feira, a pandemia do novo coronavírus registrou um novo marco trágico: 300 mil pessoas mortas em todos os continentes. Quase 4 milhões e meio de doentes. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 844 óbitos nas últimas 24 horas. Com isso são 13.993 mortes pelos registros oficiais. E um total de 202.918 casos confirmados de covid-19”.
Cabe lembrar que o tom adotado pelo Jornal Nacional vai na contramão dos posicionamentos do Presidente da República Jair Bolsonaro, que minimiza o impacto da pandemia no Brasil e busca o fim do isolamento social.
Confira:
Desde o início da cobertura da pandemia, a imagem que ilustra o telão do #JN tem sido a do coronavírus. A partir de hoje, estarão rostos de brasileiros vítimas da Covid. São sorrisos e olhares que podem fortalecer a mensagem que importa de verdade: a necessidade de proteger vidas pic.twitter.com/FCmdfYEauP
— Jornal Nacional (@jornalnacional) May 14, 2020
jornal nacional informou que agora quando forem falar do coronavírus não vão mais usar as imagens do vírus, mas sim fotos das vítimas da doença no Brasil, mostrando que não são apenas números ♥️ pic.twitter.com/7RJ1VdZmCY
— alysson villalba (@alysvillalba) May 14, 2020
William Bonner falando que a partir de hoje, o Jornal Nacional não mostra mais a imagem do vírus e sim os rostos das pessoas que faleceram dele: tô toda arrepiada
— MARIA (@eumaria) May 14, 2020
“Precisamos proteger vidas” obrigada #JornalNacional por estar fazendo está linda homenagem aos brasileiros que perdemos ? ao menos a imprensa está passando a mensagem correta #FiquemEmCasa #protejasuafamilia #JuntosContraElCovid19 https://t.co/nsBfML10ks
— Naiana Santos (@naianasantosven) May 15, 2020
Belíssima iniciativa do Jornal Nacional a partir de hoje: em vez da tela de fundo com a imagem asquerosa do coronavírus, atrás dos apresentadores, fotos de vítimas da covid-19. Assim lembramos que não são números, mas histórias, vidas, dor dos familiares, @silvathiagohs.
— Daniel Rittner (@rittner_daniel) May 14, 2020
WILLIAM BONNER
Sai a imagem do coronavírus.
Entram os rostos das vidas perdidas.Bravo! ?#JornalNacional #JN https://t.co/LFFmwBP1hF
— Luktv (@luktv_spsjc) May 15, 2020
Linda homenagem, toda vez que forem ter notícias sobre o Corona, o Jornal Nacional vai passar fotos das vítimas #JornalNacional pic.twitter.com/E0G1kwdoeH
— THIAGO MEDRADO (@thiagomedra) May 15, 2020
Sou cadelinha do JN sim, #NuncaErrou ??? #JornalNacional https://t.co/k1QsyXcasS
— Dance In The Dark (@BadRomace23) May 15, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.