No Fantástico deste domingo (24), o repórter Marcos Uchoa mostra a explicação da ciência para a chamada “fome de pele”, a necessidade de abraçar ou tocar o outros de maneira afetuosa. E o que as pessoas, especialmente as que moram sozinhas, sentem e fazem para suprir essa necessidade essencial.
VEJA ESSA
Nos últimos dois meses, muitos avós e netos só conseguiram brincar separados por vidros e telas. Encontros com amigos e reuniões de trabalho só acontecem virtualmente, cada um na sua casa. Mães e filhos que não moram juntos se perguntam quando vão se ver pessoalmente.
O isolamento social recomendado por causa do avanço do coronavírus mudou completamente a rotina e as formas de interação. A tecnologia encurta as distâncias, mas nem sempre consegue suprir a necessidade física do abraço.
A série “Quem Vive Ali?” desembarca em Velho Airão, uma cidade-fantasma no meio da Floresta Amazônica, às margens do Rio Negro e distante 180 quilômetros de Manaus. Os moradores abandonaram a cidade na década de 50, com o declínio econômico da extração de látex.
A cidade sumiu do mapa e hoje só sobraram ruínas. Shigeru Nakayama é um dos poucos que ficaram. O japonês que fala português fluentemente não vai embora porque deseja manter viva a história local.
“Esse episódio revela uma parte importante da história do Brasil durante o ciclo da borracha, e mostra como os brasileiros têm tratado a sua própria história. Impressiona o fato de as ruínas serem cuidadas por estrangeiros e não por brasileiros. Encontramos um grupo de belgas visitando”, conta o repórter Murilo Salviano.
O programa segue prestando homenagem às milhares de vítimas brasileiras da Covid-19. Os atores Lima Duarte, Dira Paes, Christiane Torloni, Ícaro Silva e Camila Pitanga são os convidados desta semana, que contam curiosidades e enumeram características de algumas destas pessoas, com base nos textos do site Inumeráveis.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.