E não é que a polêmica envolvendo Felipe Neto e Neymar Jr segue rendendo? Agora foi a vez do jogador se posicionar. O craque não se pronunciou oficialmente, mas tomou uma atitude que foi vista como indireta ao caso.
VEJA ESSA
O famoso curtiu no Instagram uma publicação do perfil Fui Clear que fez críticas para a atitude do influenciador digital e, com isso, mostrou o seu posicionamento.
“Objetivo alcançado né? Tá bombando seu post lacrador! Você pode ser tudo, menos burro! Pegou o maior nome brasileiro negro, o mais famoso, o mais popular, o de mais destaque, e ataca ele de não se posicionar numa causa que é dele!”, diz o texto.
“Alguns tolos vão te achar o máximo, vão falar pra todos os cantos: ‘Nossa como ele é engajado com a causa, como ele é o máximo’. Mas na verdade o que você quis e conseguiu é atingir mais pessoas, propagar seu nome, internacionalizar sua rede social e ainda fez isso propagando o ódio, tentando colocar o Neymar contra sua causa, contra sua cor, contra sua história!”, acrescenta.
“Agora é você que mede como a vítima tem que se manifestar? Porque a vítima é ele, não eu e você que temos a pele branca!”, prossegue a publicação, que recebeu uma curtida de Neymar Jr.
A polêmica
A discussão nas redes sociais aconteceu quando, na madrugada desta segunda-feira (01), Felipe Neto cobrou um posicionamento de Neymar, que se manteve em silêncio sobre a morte de George Floyd, em Minneapolis, nos Estados Unidos, além dos protestos contra o racismo.
“Vidas negras importam. Mas nem todo mundo se importa”, escreveu o youtuber, que ainda repostou uma série de imagens com os prints do Twitter do jogador brasileiro.
Após receber críticas, no entanto, Neto excluiu a postagem e se justificou. “Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após mensagens de integrantes do movimento negro, mostrando que um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas”, declarou ele.
“Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta”, continuou.
“Contudo, entendi que o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco. Continuarei cobrando quando o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas que ele sempre se manteve calado. Sigamos em frente”, desabafou o empresário.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]