Audiência da TV: Futebol, agora descartado, comprometeu números da Globo

Globo

Jogos relacionados a times estaduais derrubaram audiência da Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

A reapresentação da final da Libertadores da América de 2011, entre Santos e Peñarol, encerrou a série Jogos Inesquecíveis da Globo. No próximo domingo (14), a emissora substitui a faixa de reprises do futebol pela sessão de filmes Campeões de Bilheteria. A justificativa para troca, embora o canal não se pronuncie oficialmente, passa pela queda de audiência das partidas envolvendo grandes times dos estados brasileiros.

No último dia 7, conforme dados anotados na Grande São Paulo, Santos x Peñarol acumulou apenas 10,3 pontos. Ficou ligeiramente acima da disputa entre Palmeiras e Deportivo Cali pela final da Libertadores da América de 1999, em 31 de maio, com 10 de média – e derrota para Eliana, do SBT. Anteriormente, 12,1 para São Paulo x Liverpool pelo Mundial de Clubes de 2005 (24 de maio) e 14,9 da decisão do mesmo torneio envolvendo Corinthians x Chelsea, em 2012 (17 de maio).

Somados, os quatros jogos dos estaduais garantiram apenas 11,8 pontos. Menos do que os 15,8 das cinco partidas da Seleção Brasileira – quatro masculinas e uma feminina –, reapresentadas entre 12 de abril e 10 de maio. Já os três filmes exibidos entre a suspensão dos campeonatos de 2020 por conta da pandemia de coronavírus e as reprises do futebol asseguraram 16,8 pontos (de 22 de março a 5 de abril).

No domingo, o desempenho da última reprise, a da Libertadores 2011, foi inferior ao da Temperatura Máxima. Com Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016), a clássica sessão garantiu 11,2 de média. O repeteco também ficou atrás do Domingo Maior (10,9 com O Agente da U.N.C.L.E., de 2015), do Domingão do Faustão (14,2) e do Fantástico (19,2). O Globo Rural, exibido pela manhã, ficou na cola (9,8).

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.