A decisão emocionante tomada por Eliana dentro de canal da Globo

Eliana tomou uma decisão emocionante ao abrir o programa Saia Justa, transmitido na última quarta-feira (23), com uma homenagem à cantora Preta Gil, que faleceu no domingo (20) em Nova Iorque.

Eliana
Eliana se emocionou com decisão no GNT (Imagem: Reprodução / GNT)

A decisão de dedicar o início do programa à amiga e ícone cultural, não poderia ser mais sincera e tocante.

A apresentadora iniciou o programa com uma declaração emocionada, destacando a força e a luz que Preta Gil sempre representou para tantas pessoas, especialmente para as mulheres que se viam representadas por ela.

“Preta será muito mais do que uma artista. Uma grande presença, uma potência. E ela segue como modelo, espelho e voz para tantas mulheres que aprenderam com ela a se libertar dos padrões, das amarras, da culpa”, declarou Eliana.

Com palavras carregadas de carinho e respeito, a loira falou sobre o legado deixado pela cantora: “Um farol para quem nunca se sentiu representada, para quem busca abrigo no amor, na liberdade, na arte. A generosidade, a inteligência e o humor da Preta estão gravados no sofá do Saia Justa, assim como sua vulnerabilidade e força ancestral”.

Luto e conforto à família Gil

Eliana também se dirigiu diretamente à família Gil, expressando sua solidariedade e sentimento de perda.

A apresentadora fez questão de dedicar palavras especiais à amiga Bela Gil, irmã de Preta e colega de programa.

“Drão, esse amor verdadeiro estende-se infinito. Todo o nosso amor, respeito e sentimento à família Gil. E para você, querida Bela, e para todos que foram tocados pela luz de Preta.”

A luta de Preta Gil contra o câncer

Preta Gil, ícone da música e ativista cultural, enfrentou uma batalha dura contra o câncer no intestino por quase dois anos. Nas últimas semanas, a cantora esteve nos Estados Unidos, realizando um tratamento experimental para combater a doença.

Em dezembro do ano passado, ela passou por uma cirurgia complexa no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de tumores.

Com o seu falecimento, Preta deixa um legado não apenas musical, mas também de luta pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+, além de ser uma referência de coragem e liberdade para muitos.

A cantora deixa um filho, Francisco Gil, de 29 anos, fruto do seu relacionamento com o ator Otávio Müller.

O velório de Preta Gil

O corpo de Preta Gil será velado na sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público, das 9h às 13h, para que todos possam prestar suas últimas homenagens a essa mulher que tocou tantas vidas com sua música, força e presença.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]