A nova arma da Globo para bater de frente com TikTok e Kwai em 2026

A Globo está se preparando para entrar no mercado de vídeos curtos com uma plataforma exclusiva, chamada Globopop, que será lançada ainda em 2026.

Globo
Globo lança novidade (Imagem: Reprodução / Globo)

A ideia da emissora é competir diretamente com os gigantes TikTok e Kwai, líderes desse segmento, oferecendo uma mistura de conteúdo viral com produções originais, incluindo até novelas verticais.

O que é o Globopop?

O Globopop é uma plataforma de vídeos curtos, que estará disponível gratuitamente para os usuários, e seu lucro virá de patrocinadores. A informação é do F5.

A Globo já está preparando um pacote comercial para vender espaços exclusivos e também integrações com programas de entretenimento populares, como o Big Brother Brasil.

Internamente, o projeto já conta com uma equipe dedicada à montagem da tecnologia do serviço, e o formato mais detalhado da plataforma deve ser finalizado até o final de fevereiro, com lançamento previsto antes da Copa do Mundo de 2026.

Por que a Globo está investindo nisso?

O conselho de administração da Globo percebeu o grande potencial dos vídeos curtos, especialmente no mercado publicitário, que cada vez mais exige esse tipo de conteúdo.

Além disso, a Globo pretende aproveitar o conteúdo das novelas verticais, chamadas pela empresa de “novelinhas”, e produzir momentos exclusivos para o Globopop, criando algo único para o público que consome conteúdo rápido.

Novelas verticais e outros projetos da Globo

Esse movimento de se aprofundar nos vídeos curtos e verticais não é o primeiro da Globo. Em 2025, a emissora lançou a GE TV, uma plataforma focada em conteúdo esportivo que também concorre com a CazéTV, mirando no público jovem.

Além disso, a Globo já contratou nomes como Jade Picon e Gustavo Mioto para protagonizar suas novelas verticais, projetando-se cada vez mais nesse novo mercado digital.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]