Academia responsável pelo Oscar condena ações de Will Smith e promete “revisão formal”

Will Smith

Will Smith está no centro de grande polêmica (Imagem: Reprodução / YouTube)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que organiza o Oscar, emitiu um novo comunicado para falar sobre a agressão de Will Smith em Chris Rock durante a cerimônia. Em texto, divulgado nesta segunda-feira (28), os organizadores condenaram a atitude do famoso.

A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia”, disparou o comunicado.

A polêmica citada pela Academia ocorreu quando Will Smith deu o tapa após o comediante, que apresentava o prêmio de melhor documentário, ter feito uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher do ator.

Na ocasião, o apresentador disse que mal podia esperar para ver Jada, que tem alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos, estrelar G.I. Jane 2. No longa de 1997, G.I. Jane, que no Brasil foi lançado como Até o Limite da Honra, Demi Moore raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.

Após o ocorrido, o humorista decidiu não prestar queixa contra o astro. A Polícia de Los Angeles confirmou a decisão: “As entidades investigativas do departamento estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o programa do Oscar. O incidente envolveu um indivíduo batendo em outro”.

“O indivíduo envolvido se recusou a registrar um boletim de ocorrência. Se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a Polícia de Los Angeles estará disponível para concluir um relatório investigativo“, completou.

Will Smith quebra o silêncio

O famoso se pronunciou nesta segunda-feira (28) sobre ter agredido Chris Rock ao vivo. “Violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento na premiação na última noite foi inaceitável e sem desculpas. Piadas sobre mim são parte do meu trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para eu aguentar e reagi de forma emotiva”, iniciou o famoso.

Eleito o Melhor Ator do ano, Smith continuou seu pronunciamento: “Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de mim e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não definem o homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”.

“Eu também gostaria de pedir desculpas à Academia, produtores do show, todos os convidados e telespectadores ao redor do mundo. Gostaria de pedir desculpas à família Williams e à minha família de ‘King Richard’. Eu me arrependo profundamente que meu comportamento tenha manchado o que vinha sendo uma jornada linda para todos nós. Eu sou uma obra em construção”, completou.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]