Ação na Justiça prejudica a Globo em negociar a transmissão do Campeonato Carioca

Globo
Globo deve perder transmissão de campeonato para o SBT (Imagem: Reprodução / Globo)

Na disputa com o SBT pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca, a Globo saiu em desvantagem por causa do processo movido pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), pelo rompimento do contrato pelo campeonato em 2020.

A federação cobra uma dívida de R$ 17 milhões do canal da família Marinho, que mesmo com o empecilho entrou na briga pelo campeonato estadual. A emissora de Silvio Santos, por sua vez, enviou uma proposta tentadora aos times e deve ser anunciada nos próximos dias como a nova casa do torneio.

Na ação judicial, a Ferj acusou a Globo de “inadimplemento voluntário por tentativa de coação” e apresentou trocas de mensagens entre os departamentos financeiros. O acordo inicial era que o valor restante fosse pago até 10 de julho, cinco dias antes do término do campeonato, vencido pelo Flamengo. A informação é do Notícias da TV.

A briga começou por causa da MP 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ela mexeu com os direitos do futebol no país e deu liberdade para qualquer time de futebol exibir os seus jogos como mandante onde quiser, como foi o caso do Flamengo.

Com a decisão do Rubro-Negro, a Globo entendeu que o contrato pelos direitos de transmissão foi violado e rompeu o acordo. Segundo a TV, a Ferj deveria ter assegurado a exclusividade sobre os jogos.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›