Afiliada da Globo promove onda de demissões e mira em reformulação de telejornais

Globo
Afiliada da Globo no Espírito Santo, TV Gazeta prepara reformulação no em telejornais  e mudanças na equipe (Imagem: Reprodução / TV Gazeta)

A TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo, exibirá apenas um telejornal para as regiões Norte, Noroeste e Sul do Estado a partir de 19 de abril. Cada região citada tinha o seu próprio telejornal, e a mudança tem relação com uma reformulação imposta pela alta cúpula do canal.

Com a decisão, os telejornais locais ES1 e ES2 serão exibidos para 63 municípios do Espírito Santo, e assim as emissoras Gazeta Norte (Linhares), Noroeste (Colatina) e Sul (Cachoeiro do Itapemirim) terão suas equipes reduzidas.

As edições dos telejornais serão exibidas da TV principal, em Vitória, onde a direção deu sinal verde para a fabricação de um novo estúdio. Por lá seguirão os jornalísticos exclusivos para o público da região metropolitana do Espírito Santo. As informações são do Notícias da TV.

Editor-chefe da TV Gazeta Norte, de Linhares, Vinicius Baptista foi demitido na semana passada. Ele estava na casa desde 2003. “A crise nos acertou em cheio. As mudanças chegaram e tudo virou história para contar”, desabafou em sua conta pessoal.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, Douglas Dantas criticou a reformulação da afiliada da Globo. “Lamentamos a decisão da Rede Gazeta e avaliamos que a sociedade será prejudicada ao perder jornais locais com a unificação e redução de equipes, e consequentemente redução da cobertura regional”, declarou.

O canal parceiro da família Marinho defendeu as próprias decisões e garantiu que “as emissoras regionais são pilares do sucesso comercial e de audiência da Rede Gazeta, e essa presença é motivo de orgulho”.

Segundo a nota, “o que está sendo feito [a reformulação] é uma adequação à nova proposta de produção de conteúdo, com telejornais mais ágeis e nova linguagem, integrando o noticiário fora da Grande Vitória”.

A afiliada da Globo deu como exemplo as mudanças dos executivos de outros canais da rede, como em Goiás e Rio Grande do Sul:

“A partir de 19 de abril, a Rede Gazeta vai colocar no ar novos telejornais regionais, para uma audiência aproximada de 1,8 milhão de telespectadores das regiões Norte, Noroeste e Sul do Estado. Nada muda nas rotinas de produção e reportagem dessas áreas, e a grande maioria dos profissionais segue na empresa. Inclusive apresentadoras e editores permanecerão no time na implementação do novo formato”.

“Os novos ES1 e ES2 regionais serão ancorados de um novo estúdio, mais moderno, equipado com mais tecnologia para integrar as notícias do Espírito Santo. O relacionamento e as operações comerciais continuarão privilegiando os anunciantes de cada região nos breaks da programação”, afirmou.

Gabrielle Manganeli (Cachoeiro) e Valéria Vieira (Linhares) serão as âncoras dos novos telejornais regionais. O atual editor de produção da Redação A Gazeta/CBN, Abdo Filho, será o editor regional para coordenar o trabalho em Cachoeiro, Colatina e Linhares.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›