Aguinaldo Silva faz primeira aparição na Globo após fim de contrato

Aguinaldo Silva
Aguinaldo Silva em entrevista ao Fantástico deste domingo (14); autor reaparece na Globo meses após fim de contrato (Imagem: Reprodução / Globo)

O autor Aguinaldo Silva surgiu na tela da Globo neste domingo (14), em matéria para o Fantástico sobre a estreia de Tieta (1989) no Globoplay. Foi a primeira aparição de Aguinaldo na emissora onde trabalhou por quatro décadas e da qual saiu em janeiro deste ano – após O Sétimo Guardião (2018), novela de bastidores tumultuados e audiência aquém das expectativas.

A reportagem de Marcos Uchôa destacou a “afinidade” de Tieta com o momento político que coincidiu com sua exibição original, o da primeira eleição direta para Presidente da República após anos de ditadura militar e do endurecimento da censura federal.

Aguinaldo Silva explorou a liberdade adquirida com a abertura nos personagens e nas cenas de Tieta. O autor chegou a colocar um dos tipos da trama, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), rasgando a folhinha de 13 de dezembro de 1968, data que, na “vida real”, os militares promulgaram o AI-5, medida que intensificou a repressão – na ficção, dia em que Tieta (então Cláudia Ohana) foi expulsa de Santana do Agreste.

Depois de todos aqueles anos em que você tinha que esconder as coisas, tinha que tentar enganar aquele censor… Ao mesmo tempo em que eu tinha o meu trabalho, a minha tarefa era escrever uma novela, eu sentia que minha tarefa era rasgar um pouco certos véus que a gente tinha se ‘auto imposto’. Ou seja, eu rasguei os véus todos”, declarou o autor.

Além de Aguinaldo, Ricardo Linhares, integrantes do elenco como Betty Faria, Joana Fomm, Ary Fontoura e Paulo Betti, a cantora Fafá de Belém e o doutor em teledramaturgia pela USP Mauro Alencar deram depoimento ao Fantástico. Tieta é o segundo clássico disponibilizado pelo Globoplay, que promete estrear uma novela, das que fizeram história na Globo, a cada duas semanas.

Na lista da plataforma on-demand, estão outros êxitos de Aguinaldo Silva, todos em parceria com outros autores: Roque Santeiro (1985), Vale Tudo (1988), Pedra Sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993), A Indomada (1997) e Porto dos Milagres (2001). Ele também está no ar na Globo, com a edição especial de Fina Estampa (2011), cobrindo o buraco causado pela pausa de Amor de Mãe às 21h.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.