Travessia chegou ao fim na última sexta-feira (5) e depois de praticamente sete meses no ar a conclusão que a Globo chegou foi que conquistou mais um fracasso para a conta. A audiência foi terrível, a repercussão foi abaixo do esperado, mas outra questão gerou uma forte dor de cabeça na direção.
VEJA ESSA
A novela estrelada por Lucy Alves, Chay Suede, Romulo Estrela e Jade Picon derrubou o faturamento da emissora. Com 24,2 pontos de média geral em 179 capítulos, a obra só fez mais que Um Lugar ao Sol (2021), que obteve 22,3 pontos.
Travessia vai no caminho inverso de Pantanal
Ao contrário de Pantanal, que obteve 29,6 pontos de média e diversos acordos publicitários, Travessia não contou com ações de merchandising acordadas em seu período no ar. As parcerias comerciais vistas pelo público foram assinadas antes da estreia, segundo o Notícias da TV.
Além disso, a Globo não obteve sucesso na venda de espaços avulsos em intervalos comerciais da novela em São Paulo, algo difícil para uma produção do horário nobre.
O mercado publicitário teve baixa procura até mesmo no último capítulo. Em números, a redução dos acordos comerciais caiu 30%.
O fracasso gerou uma crise na Globo, que diminuiu a história em três semanas e marcou a estreia de Terra e Paixão para a noite desta segunda-feira (8), após o Jornal Nacional.
Autor da novela, Walcyr Carrasco desconversou sobre a missão de elevar os índices do horário das 21h após a situação deixada pela trama de Gloria Perez.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].