Além de jornalismo, Band planeja investimento no esporte

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Caio Carvalho, diretor da Band São Paulo, comentou retomada do “canal do esporte” (Imagem: Divulgação / Band)

Buscando “morder” um pedaço da fatia do mercado jornalístico, a Band está atenta às transformações que vem ocorrendo no Brasil. Diante disso, a emissora do Morumbi planeja fazer uma alteração em seus telejornais, além de mexer na grade de programação.

De acordo com o diretor executivo Caio Luiz de Carvalho, o novo projeto que estreia na próxima segunda, “Bora SP”, faz parte de uma das metas do canal: interação com toda a plataforma da Rede Bandeirantes de Comunicação.

Eu cuido da Band São Paulo, caso do ‘Bora SP’, e da programação de jornalismo. Para que este telejornal entrasse na grade de programação, o ‘Café com Jornal’ vai começar às cinco horas da manhã, ou seja, o jornalismo da Band vai começar às cinco da madrugada“, contou. “Serão duas horas de ‘Café com Jornal’, começando às cinco. Depois vem duas horas do ‘Bora SP’ cobrindo São Paulo e a Grande São Paulo“, pontuou.

Questionado se a Band está de olho na concorrência, que tem usado das armas do jornalismo ao vivo durante boa parte da madrugada, o diretor da Band reforçou a necessidade do jornalismo como marca da emissora na disputa pela fatia da audiência.

Uma fatia que já é dela e que a rádio [Bandeirantes] já ocupa com o jornalismo de madrugada. Consta aí que nós temos cerca de três milhões de telespectadores que praticamente não dormem e nós teremos muitas novidades, nesse período da madrugada, com essa integração do Grupo Bandeirantes“, revelou. Ele ressaltou que, com noticiário ao vivo a partir das 5h, a Band vai falar “com 23 milhões de pessoas em 53 cidades“.

Indagado sobre as mudanças afetarem as afiliadas, Caio Carvalho disse que isso é positivo para que cada canal local produza mais jornalismo regional: “Algumas afiliadas que quiserem ter o sinal aberto para exibirem conteúdo local, terão a possibilidade“.

Essa mudança de grade da versão local, entre sete e nove horas, mexe com todas as afiliadas que poderão trabalhar este horário localmente, pois será positivo para elas no sentido de reforçarem a presença local e até na questão de faturamento. A ideia da Band é que a emissora afiliada no Rio de Janeiro seja a mais carioca de todas. O regionalismo é trabalhando regionalmente porque as coisas acontecem localmente. Isso significa que não tenha um olhar nacional, mas a ideia é trabalhar regionalmente“, garantiu Caio ao RD1.

Vai ter o ‘Bora Bahia’, ‘Bora Rio de Janeiro’ e outras capitais que já estão com as suas marcas e vai ter o ‘Bora Brasil’, ou seja, cada Estado e cada unidade da Band já registrou isso. A rede tem essas marcas“, revelou.

Em relação às plataformas digitais, a Band planeja integração com as mídias sociais junto aos veículos de comunicação da emissora. “Nós tivemos experiências pioneiras do próprio ‘MasterChef’. Tivemos experiência nas eleições presidenciais, então, a Band já tem um certo conhecimento do que pode acontecer e adianto que teremos novidades nessas áreas nos próximos dias“, adiantou Caio.

A informação continua pelas redes sociais quando a pessoa sai de casa. Pelas redes sociais vamos ter conversas com os cidadãos mandando vídeos. Um exemplo disso é o que acontece na Band News FM com o WhatsApp, nós vamos ter a mesma coisa na TV e que continua nas redes sociais durante todo o dia além dos boletins que vão acontecer durante tora a programação“, complementou.

O André Luiz Costa [Diretor executivo de jornalismo da Band e do canal BandNews] está trabalhando em um grande projeto, até por conta da experiência que ele teve com Youtube nas eleições presidenciais, o que a equipe do ‘MasterChef’ teve, o André Costa está trabalhando esta questão de intensificar a interligação das plataformas da Band com todo esse mundo digital“, disse Caio.

Caio Carvalho ainda contou ao RD1 sobre a possibilidade de exibição dos campeonatos de futebol Alemão, Francês e Italiano pela Band. “A Band está voltando a trabalhar, fortemente, jornalismo e esporte. Tivemos a transmissão da NBA que foi um sucesso. Nós tivemos a Band abraçando a causa do futebol feminino que foi um sucesso. Nós atingimos quase quatro [pontos] de pico de audiência no jogo entre São Paulo e Palmeiras no feminino“, enalteceu.

Existe uma negociação sobre alguns desses campeonatos e essa parceria que foi feita da Série C no Nordeste também foi um sucesso. Existem Estados e emissoras da Band no Nordeste que estão ficando em segundo lugar em audiência com a exibição desses jogos, então, está aprovado que é fundamental trabalhar questões regionais“, disse o diretor.

Sobre o vôlei feminino, Carvalho contou que começou esse processo em 1972, junto com Luciano do Vale, de trazer jogos para a TV. “Eu acho que tem tudo para acontecer. Está em negociações. A história do sucesso do vôlei está intimamente ligada à TV Bandeirantes e ao Grupo Bandeirantes”, disse Caio que reforçou sobre a Band voltar a implementar o esporte em sua programação; afinal, o slogan “Canal do Esporte” segue associado à casa.

A Band está voltando com o esporte na programação, mas está voltando com juízo. A questão dos direitos autorais do esporte, de certa forma, fez com que muitos dos desejos que pudéssemos ter, a conta não fecha e o juízo é importante. O futebol feminino foi assim, agora o futebol francês, a questão do vôlei e a NBA. Acho que é esse o caminho“, disse.

Caio Carvalho ainda contou sobre a possibilidade de transmissões do campeonato brasileiro. “Não há negociações, pelo que eu sei. Nossa relação é boa com a Globo, mas não existe negociação pelo futebol brasileiro. O que temos é o Band Sports que está negociando as Olimpíadas [Tóquio, 2020]”, concluiu.

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Reuber DiirrReuber Diirr
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!