Alexandre Garcia precisou tomar uma atitude ao vivo, nesta sexta-feira (15), dias depois de ser acusado de espalhar fake news envolvendo a tragédia no Rio Grande do Sul.
VEJA ESSA
Em nova transmissão da revista Oeste, o apresentador foi obrigado a ler um direito de resposta do governo do presidente Lula (PT).
Isso aconteceu depois que o jornalista deu a entender que o Partido dos Trabalhadores (PT) teve culpa pelos prejuízos causados por um ciclone a mais de 90 cidades do Rio Grande do Sul.
Tudo aconteceu quando, na semana passada, o comentarista afirmou que barragens de represas construídas por governos petistas na região foram abertas de propósito para inundar o estado.
Ontem, Alexandre Garcia leu: “O Ministério de Minas e Energia lamenta a politização da tragédia, que infelizmente assolou cidades gaúchas e trouxe imenso sofrimento a inúmeras famílias”.
“O Ministério de Minas e Energia e a Advocacia-Geral da União reforçam o compromisso com a transparência da informação na administração pública, bem como reiteram o apoio do governo federal ao Rio Grande do Sul”, seguiu.
Por fim, o jornalista comunicou: “Este esclarecimento atende a pedido realizado à revista Oeste pela Procuradoria Nacional da União, que tem como uma de suas atribuições realizar enfrentamento de desinformação que atinge políticas públicas”.
AGU tomou medida contra Alexandre Garcia
Nos últimos dias, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, chegou a se posicionar nas redes sociais dizendo que iria pedir à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia para instaurar uma investigação sobre a fake news difundida pelo famoso.
O ministro da defesa, Flávio Dino, também chegou a se posicionar contra o comentário feito pelo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Confira o vídeo:
DESINFORMAÇÃO NÃO É LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Por determinação da AGU, Alexandre Garcia lê direito de resposta da União sobre Fake News que dizia que barragens construídas por governos do PT foram responsáveis por enchentes no RS. Desinformação não é liberdade de expressão, como… pic.twitter.com/BPSdNGT3l7
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 16, 2023
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]