Alvo dos petistas, Jornal Nacional dá importante destaque à vitória de Lula

Jornal Nacional

Lula foi assunto de destaque no Jornal Nacional (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu nesta quinta-feira (28) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve violados os direitos políticos. Mesmo criticado pelos petistas, o Jornal Nacional deu um grande destaque ao assunto.

O telejornal produziu uma reportagem de 6 minutos e 20 segundos sobre o assunto. Inclusive, de Genebra, na Suíça, onde fica o Comitê de Direitos Humanos da ONU, Bianca Rothier reproduziu vários trechos da decisão, que sublinham erros cometidos pela Lava Jato e por Moro, com a consequência de violarem direitos do ex-presidente.

Na reportagem, o JN ainda deu espaço para o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, que classificou a decisão como “histórica”. Já o ex-juiz Sergio Moro teve direito a 45 segundos, para reiterar a sua visão de que agiu corretamente e nunca perseguiu o petista.

Os demais concorrentes, porém, trataram o assunto com pouco ou nenhum destaque. Segundo informações do colunista Maurício Stycer, o SBT Brasil ignorou o tema, enquanto o Jornal da Band deu uma nota rápida de 28 segundos.

O Jornal da Record, por sua vez, noticiou o caso no meio de uma reportagem sobre a agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Nos bastidores, o presidente reagiu com indignação à decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que concluiu que o ex-presidente Lula sofreu violações durante a operação Lava Jato”, disse o repórter Thiago Nolasco.

Ele acrescentou: “O comitê quer que o governo brasileiro apresente uma reparação ao ex-presidente. O país não é obrigado a acatar a sugestão”.

Jornal Nacional é criticado

Antes de noticiar a vitória do ex-presidente, a Globo e o telejornal noturno foram acusados por petistas de pesar a mão no noticiário contra Lula e a favor do juiz Sérgio Moro e da Operação Lava Jato durante anos.

“A Globo passou a última década tentando transformar Lula num criminoso, aí vem a ONU e diz que o petista foi vítima de uma perseguição política”, disse um internauta no Twitter.

Outro comentou: “A decisão da ONU é histórica teve que ser exibida pela Globo no Jornal Nacional. Ela representa uma vitória não apenas para o presidente Lula, mas de todos aqueles que acreditam na democracia”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.