Ana Hikari alfineta a Globo e cita “abordagem racista” em novela

Ana Hikari
Ana Hikari ficou revoltada com atitude da Globo em novela (Imagem: Reprodução / Globo)

Ana Hikari ficou revoltada com uma novidade anunciada pela Globo nesta semana, em relação à novela Cara e Coragem.

publicidade

A emissora revelou que a trama traria uma sequência em que os personagens Pat e Moa, de Paolla Oliveira e Marcelo Serrado, seriam dublês de Ana Clara e Bruno de Luca.

O quarteto, nas imagens antecipadas pela empresa, surgiram usando roupas e acessórios da cultura oriental.

publicidade

Veja Também

Na legenda, o perfil da Globo na internet escreveu: “Pat e Moa serão convocados para uma nova gravação em Cara e Coragem. Desta vez, eles serão os dublês de ação de ninguém mais, ninguém menos que Ana Clara e Bruno de Luca, num set todo inspirado na cultura oriental. Eu já amei”.

Em seu Twitter, Hikari se mostrou indignada com tal atitude e usou diversos emojis de palhaço ao revelar como se sentiu ao ver a publicação.

Esse ’emoticon’ é a minha foto do crachá de atriz contratada da casa cada vez que a empresa faz uns yellowface/whitewashing/abordagens racistas e eu tenho que fingir que está tudo certo“, disparou.

Yellowface, para quem não sabe, é um termo em inglês que se refere à prática de escolher atores brancos para interpretar personagens asiáticos.

publicidade

Lembrando que isso não é um ataque pessoal a nenhum ator ou atriz ok? Essa questão é muito maior do que uma questão individual“, completou a artista.

publicidade

Globo toma decisão

Após o burburinho que a situação gerou nas redes sociais, a Globo tratou de tomar uma decisão radical.

publicidade

Segundo informações do Notícias da TV, a empresa optou por cortar a sequência antes que fosse ao ar justamente para evitar qualquer conflito.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A autora, Claudia Souto, não tinha feito menção à cultura asiática em seu roteiro, citando figurantes realizando manobras em frente ao chroma-key e Pat e Moa usando roupas de couro.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.