Ana Hikari critica a Globo após atitude com asiáticos no Mais Você

Ana Hikari
Ana Hikari critica “homenagem” da Globo ao público asiático (Imagem: Reprodução / Instagram)

Escalada para a novela Quanto Mais Vida Melhor, Ana Hikari criticou a Globo após uma reprodução considerada preconceituosa envolvendo os asiáticos. O caso aconteceu dias atrás, durante o Mais Você. Na ocasião, um funcionário pintou o rosto e reproduziu o yellowface para homenagear a repórter Juliane Massaoka, descendente de japoneses.

Além disso, um homem branco da equipe surgiu fantasiado de samurai e falou de forma estereotipada. “Foi extremamente racista”, disse a artista em conversa com o Notícias da TV.

“Pessoas de origem asiática não falam daquela maneira, segundo que a fonética do ‘l’ nem existe na fonética asiática, japonesa especificamente. Aquilo lá é uma maquiagem que nada tem a ver com samurai. É uma maquiagem do teatro japonês, é uma coisa específica, sabe? Tudo ali tava muito… Eu sinto muito que isso tenha acontecido”, complementou.

Através da sua conta no Twitter, Hikari questionou se a produção de Ana Maria Braga havia feito algum tipo de retratação. Mas nada foi feito. “É isso o que me deixa mais chateada, sabe? De ver que por mais que a empresa dentro já esteja com essa movimentação, ainda tem ponta solta“, frisou.

Apesar de lutar pela visibilidade das pessoas amarelas, a famosa não se considera uma ativista. “Ativismo é uma palavra que é muito forte. Eu me revogar como ativista de rede social talvez seja enfraquecer esse termo, sabe? Porque o ativismo, a militância, ela acontece muito na rua, nas atitudes físicas, em coisas que realmente façam a diferença no dia a dia das pessoas que estão precisando dessas mudanças sociais“, justificou.

Sem querer desvalorizar a expressão, Ana Hikari prefere se definir de uma forma mais ampla. “O que eu tento fazer é, através das minhas redes sociais, da minha comunicação, trazer esses debates sociais. Então, eu me diria uma comunicadora social”, traduziu.

Confira:

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›