Ana Paula Henkel consegue direito de resposta contra Casagrande na Globo

Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel vence Casagrande e Globo na Justiça (Imagem: Reprodução – Instagram / Montagem – RD1)

Ex-jogadora de vôlei e atual comentarista da rádio Jovem Pan, Ana Paula Henkel venceu Casagrande e Globo e conseguiu o direito de resposta dentro do site de esportes da emissora. Foi a primeira vitória da ex-atleta no embate judicial contra o comentarista e o canal líder de audiência.

Segundo o Notícias da TV, o juiz Christopher Alexander Roisin, da 14ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, entendeu que Ana Paula teve sua honra feriado em razão de um texto publicado pelo ídolo do Corinthians. Em fevereiro, ele disse que a ex-jogadora era “defensora de tudo que é ruim no país”.

O magistrado julgou que o GE.com não deu o devido espaço à Ana Paula Henkel. A Globo afirmou que havia dado direito de resposta e publicado o texto da famosa na íntegra.

“O local de publicação da resposta não é o mesmo, a ele não foi dado o mesmo destaque, publicidade e dimensão, não tendo sido transmitida no mesmo espaço reservado à matéria ofensora, nem no mesmo dia da divulgação, do que decorre que não existiu resposta, nos termos do artigo 4º, §3º, da Lei em referência”, declarou Rosin.

Por fim, o juiz ressaltou que Casagrande excedeu em sua crítica e foi danoso à imagem de Henkel. “Dizer que um texto é crítico e, por isso, não é ofensivo é verdadeiro non sequitur (falta de confusão lógica). Um texto pode ser crítico sem ser ofensivo, assim como ser crítico e ofensivo, e as ofensas aqui são um fato processualmente incontroverso como afirmado”, apontou.

Com a decisão, a Globo foi condenada a dar o direito de resposta no mesmo espaço, dia e horário em que o texto de Casão foi exposto em seu blog no site esportivo.

A Justiça deu um prazo de 30 dias para a manifestação das partes sobre a condenação. Sem reação dos dois lados dentro do prazo, a Globo cumprirá a decisão quando for notificada oficialmente.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›