Aos 49 anos, Ingrid Guimarães diz que sofre velhofobia e faz desabafo

Ingrid Guimarães
Ingrid Guimarães faz desabafo (Imagem: Reprodução / Globo)

Aos 49 anos de idade, a atriz Ingrid Guimarães fez um desabafo nas redes sociais sobre como tem se sentido com a aproximação dos 50, que está cada dia mais perto.

Em seu perfil no Instagram, ela postou a foto de uma designer de 80 anos que não se preocupa com a idade e abriu o jogo sobre o assunto. Na legenda, ela escreveu o seguinte:

“Tenho percebido um certo silêncio quando digo que estou chegando perto dos 50. Quando a pessoa quer ser simpática ainda diz: ‘Olha, você ta ótima, ta?!’ Quase como quem diz: ‘Calma, que você não parece velha’. Como se parecer fosse algo a ser urgentemente evitado”.

“Como diz a escritora Mirian Goldenberg, a única categoria social que une todo mundo é ser velho. Então por que esse estigma de algo que todo mundo vai chegar? Quem estipulou que o jogo acabou?”, questionou.

“Se você for pensar, que somos sobreviventes de uma pandemia, que ainda estamos aqui”, escreveu a artista, expondo a “velhofobia” que vem percebendo por conta da sociedade em geral:

“Depois de tantas mortes trágicas, não deveríamos estar recebendo os parabéns? Há pouco tempo conheci a palavra ‘velhofobia’. E junto a ela, um monte de regras sobre o que não se pode mais. Luto contra ela todos os dias. De repente tive que falar no assunto com mais frequência. Me preparar para um número como se tivesse indo para uma forca social. Imagina como se sentem os que fazem 60, 70, 80?”.

“Pois eu não estou a fim de ser estatística, estou a fim de ser feliz sem que um número me defina. Alguém? Essa na foto é a designer britânica Vivienne Westwood”, disse ainda.

“Ela é uma mulher de 80 anos que expressa sua arte através de roupas, acessórios e inspirações ousadas”, finalizou a atriz.

Seguidores de Ingrid Guimarães reagem

Nos comentários, a atriz recebeu o apoio dos seus admiradores. Uma delas revelou: “Muitas mulheres acham que não precisam mais ter relação sexual, ou não merecem mas serem olhadas pois tem mais de 50 anos”.

“Nossa sociedade nos cria assim. Mas na verdade, pensando que as pessoas vivem até os 100 anos, ter 50 é a oportunidade de se reinventar para a próxima metade da vida. Parabéns por estar notando isso, e ter coragem de falar! Muitas mulheres precisam ouvir!”, completou.

“E é sempre a mulher que passa por essa cobrança da eterna beleza e juventude. Os homens ficam charmosos e experientes e as mulheres velhas. Infelizmente falta empatia nas próprias mulheres…lamentável!”, desabafou outra.

Confira:

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›