Após 20 anos, pais de sequestrador de Silvio Santos brigam por indenização

Silvio Santos
Silvio Santos e Patricia Abravanel após o sequestrador ser preso (Imagem: Reprodução / Veja)

O sequestro de Patricia Abravanel e do seu pai, Silvio Santos, que foi feito de refém pelo mesmo bandido, completou 20 anos neste mês. Apesar de todo esse tempo, muitas coisas ainda faltam serem preenchidas. Os pais do sequestrador do apresentador, por exemplo, ainda aguarda uma indenização.

Fernando Dutra Pinto, mentor do crime, morreu aos 22 anos, numa penitenciária de São Paulo por parada cardiorrespiratória decorrente de uma pneumonia bacteriana.

Porém, segundo informações da revista Veja, as circunstâncias que antecederam a morte do rapaz ainda são misteriosas e foram descritas num relatório do Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos (OVP-SP) como crime de tortura.

Os advogados de Fernando tentaram provar que ele havia sido espancado e envenenado na prisão. Um inquérito até foi aberto pela Corregedoria de Polícia, mas nada foi comprovado oficialmente.

Os pais do sequestrador, Antônio Sebastião Pinto e Anésia Dutra Pinto, então, entraram com um processo contra o Estado por danos morais causados ao filho, além do pedido de uma pensão e o valor gasto com sepultamento.

Os dois conseguiram, depois de vários recursos, sentença favorável aos danos morais, já que a Justiça entendeu que Fernando estava sob custódia da Secretaria de Segurança Pública, que deveria garantir sua vida. O valor arbitrado foi de R$ 50 mil para cada um dos pais, mais R$ 1.454, 37 gastos com o enterro do filho. Os dois aguardam esse dinheiro há 20 anos.

Em 2017, o desembargador Aliende Ribeiro, do Serviço de Processamento de Precatórios da Fazenda, Autarquias, Universidades e Fundações Públicas do Estado, determinou que a quantia fosse depositada na conta do estado.

O outro sequestrador, Esdra Dutra Pinto, 41, foi condenado a dezenove anos de cadeia. Em 2015, ele foi para o regime aberto. A pena foi concluída e atualmente ele vive em Cotia, na Grande São Paulo.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›