Após 42 anos na Globo, Silvio de Abreu assina com a Warner

Silvio de Abreu
Silvio de Abreu assina com a WarnerMedia para o HBO Max (Imagem: João Cotta / Globo)

Um dos nomes mais conhecidos da Teledramaturgia brasileira acaba de assumir um acordo com a WarnerMedia. Autor consagrado por suas novelas na Globo, Silvio de Abreu é o mais novo colaborador da produtora norte-americana para a HBO Max, a plataforma de streaming do grupo.

Além de Silvio, que passou os últimos 42 anos como contratado do canal da família Marinho, a WarnerMedia está fechada com Edna Palatnik.

“Estou muito feliz com esta nova caminhada e já me sinto em casa com um time tão competente, que já tive o prazer de conhecer em outras oportunidades. Criar narrativas e trazer temas relevantes que façam com que a audiência se envolva, se identifique e gere impacto na sociedade são combustíveis para este desafio que, tenho certeza, vai render muitos projetos incríveis”, afirma Silvio.

Velhos conhecidos

Na nova casa, o veterano vai reencontrar Monica Albuquerque, ex-Globo e contratada pela Warner em março deste ano para a gestão de talentos do grupo.

“Estamos muito confiantes no desenvolvimento desta nova área. Acreditamos na força do melodrama para atrair as audiências globais. Nosso objetivo é contar estas histórias com o ritmo das séries, com uma sólida estrutura narrativa e trazendo temas relevantes e urgentes”, aponta Mônica Albuquerque.

“O Brasil é um celeiro de talentos e ideias. Os criadores dessas histórias ajudaram a construir um mercado respeitado e premiado internacionalmente. E Silvio de Abreu – além de um grande parceiro e amigo – é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da dramaturgia do país”, comenta.

A HBO Max está preparando uma leva enorme de produções nacionais e contratando vários profissionais gabaritados para os projetos de novelas e séries.

Joana Jabace vai trabalhar como diretora artística. Esse novo anúncio faz parte do objetivo da marca em desenvolver mais de 100 produções nacionais nos próximos dois anos. Todos esses novos títulos serão exclusivos para a plataforma HBO Max sob a marca Max Originals.

História de sucesso

Silvio de Abreu deixou o cargo de número 1 da Teledramaturgia da Globo e deu lugar a José Luiz Villamarim em 1º de dezembro.

A mudança aconteceu dias após o anúncio de Ricardo Waddington no comando do Entretenimento, no lugar que antes era de Carlos Henrique Schroder.

O autor assumiu a direção de novelas e séries em 2014. Em 2018, após a saída de Guel Arraes, ele acumulou a função de chefão das produções curtas e por temporadas. Em 2019, com a saída de Marcius Melhem, Silvio pegou o comando dos programas de humor.

O escritor começou na Globo em 1978 como o autor principal da novela Pecado Rasgado. Em 1980, fez Plumas e Paetês. Com argumento de Janete Clair, criou os capítulos de Jogo da Vida, em 1981. Em 1983, esteve à frente do sucesso Guerra dos Sexos. Um ano depois, foi supervisor de texto de Vereda Tropical, de Carlos Lombardi.

Como autor principal, Silvio de Abreu fez Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), Deus Nos Acuda (1992), A Próxima Vítima (1995), Torre de Babel (1998), As Filhas da Mãe (2001), Belíssima (2005), Passione (2010) e Guerra dos Sexos, o remake (2012).

MAIS LIDAS

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›