Após acusação de racismo, Globo afasta diretor de Mar do Sertão

Globo

Vinicius Coimbra ao lado de Mariana Ximenes e Selton Mello; diretor é afastado de nova novela na Globo (Imagem: Paulo Belote / Globo)

A Globo afastou Vinicius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos do Imperador, dos trabalhos de Mar do Sertão, a próxima novela das 18h. A decisão da emissora foi tomada na tarde de terça-feira (15) e foi tomada depois de denúncias de racismo de atrizes da novela de época.

Segundo o Notícias da TV, as atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues foram até a direção da Globo e reclamaram da postura do diretor e sua equipe. Procurado, Coimbra não comentou a acusação, mas se mostrou favorável ao diálogo.

Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da Globo, e José Luiz Villamarim, diretor de Dramaturgia, foram avisados pelas atrizes de Nos Tempos do Imperador e garantiram providências. Para a direção de Mar do Sertão, a Globo convocou Allan Fiterman.

As gravações da trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão iniciaram em janeiro de 2020. No decorrer do cronograma proposto pelo diretor e sua equipe, as atrizes protestaram sobre falas preconceituosas e até segregação entre os atores.

Problemas graves nos bastidores de novela da Globo

Em documentos, eles separaram as pessoas entre elenco branco e elenco negro, ainda de acordo com a reportagem. Camarins também foram separados. Ao compliance da rede de TV líder de audiência, Cinnara, Dani e Roberta citaram o “racismo reverso” retratado pela trama.

Na ocasião, a novela insinuou que Pilar (Gabriela Medvedovski), uma mulher branca, estava sofrendo “racismo reverso” por parte de Samuel (Michel Gomes), que é negro, numa situação fora do contexto histórico, já que a trama se passa no século XIX. Na época, a autora se desculpou:

“Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019. Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes”.

Advogados aconselharam as três atrizes e pediram o fim da investigação da Globo antes de um possível processo contra a emissora ou contra Vinicius Coimbra na Justiça. Cinnara, Dani e Roberta começaram tratamento psicológico e psiquiátrico.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.