Os principais veículos de informação do Brasil decidiram se unir após uma decisão polêmica do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente da República, cabe lembrar, começou a restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19.
VEJA ESSA
Por isso, os veículos G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL decidiram formar uma parceria e começaram a trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.
Profissionais de todos os veículos vão dividir tarefas e compartilhar as informações obtidas para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus. Diariamente, o balanço será fechado e divulgado às 20h.
A principal fonte desses números viriam do governo federal, por meio do Ministério da Saúde. No entanto, as últimas mudanças feita pela pasta reduziram a quantidade e a qualidade dos dados.
Inicialmente, cabe destacar, o horário de divulgação, era às 17h na gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta (até 17 de abril). Em seguida, passou para as 19h e depois para as 22h, dificultando ou inviabilizando a publicação dos dados em telejornais e veículos impressos.
O presidente, inclusive, chegou a debochar da mudança. “Acabou matéria no Jornal Nacional”, disparou Jair Bolsonaro, quando questionado sobre o assunto.
Em comunicado, Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo (TV Globo, GloboNews e G1), falou sobre a união dos veículos. “A missão do jornalismo é informar. Em que pese a disputa natural entre veículos, o momento de pandemia exige um esforço para que os brasileiros tenham o número mais correto de infectados e óbitos”, afirmou ele.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.