Após ceder dados, empresa se revolta com reportagem da Record

Record

Jornal da Record usou dados de forma tendenciosa, diz fundador da Lagom Data (Imagem: Reprodução/ Record)

Jornalista e fundador da empresa de serviços de dados Lagom Data, Marcelo Soares usou o Twitter para denunciar a forma como as análises feitas por sua empresa sobre os números da pandemia do coronavírus no Brasil foram usadas em uma reportagem do Jornal da Record, na noite da última quarta-feira (8).

A equipe de reportagem liderada por Catarina Hong exibiu os dados de mapeamento para mostrar que, em cidades do interior de São Paulo, o comércio está reabrindo com algumas restrições, mas pessoas ainda têm medo de deixar o isolamento social.

Os dados da Lagom foram usados para questionar o isolamento social em 86% dos municípios que não tiveram casos confirmados do Covid-19.

A reportagem mostrou falas do secretário do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, para reforçar a ideia de que não existe indicação para o isolamento social nestes municípios, e destacou as cidades pequenas que aderiram à quarentena mesmo sem ter casos confirmados da doença.

Para Marcelo Soares, no entanto, os índices foram usados de maneira equivocada. “Alguém da redação da Record me pediu licença para usar um mapa do monitoramento da Lagom Data numa reportagem. Topei; estando publicados, deem o crédito e beleza. O que eu não sabia é que seria uma matéria tão tendenciosa. Na TV do bispo não dá pra confiar”, escreveu o empresário.

Nos comentários da publicação, o CEO comentou ainda que, apenas na quarta-feira, 80 novos municípios foram identificados com casos do coronavírus, índices não mostrado no Jornal da Record, e que, portanto, seguir as orientações de isolamento social ainda são muito importantes.

Lagom Data

CEO da Lagom Data não gostou de como os dados de sua empresa foram usados no jornalismo da Record (Reprodução / Twitter)

Daniel Ribeiro
Escrito por

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].