Após estudo, YouTube limita publicidade em canal da Jovem Pan

Jovem Pan

Carla Cecato é âncora da Jovem Pan; canal de notícias recebe reprimenda do YouTube (Imagem: Reprodução / Jovem Pan)

A Jovem Pan perdeu dinheiro no YouTube. A plataforma de vídeos desmonetizou por um dia ganhos com anúncios do programa Os Pingos nos Is, responsável pelo menos índices de audiência do canal de notícias na rede.

Com mais de 5 milhões de inscritos, o espectador do canal Os Pingos nos Is não recebeu a notificação do início da atração no último dia 14 de setembro, segundo informações da revista Piauí. O canal esperava a média de sempre, de aproximadamente 150 mil simultâneos, mas no dia a audiência caiu para 70 mil.

A audiência total de Os Pingos nos Is foi afetada pela falta ou interrupção da divulgação, com 553 mil visualizações até a última quinta-feira (15), o pior resultado desde 18 de janeiro deste ano, com 550 mil, segundo levantamento da consultoria Novelo Data.

Queda de divulgação no YouTube afeta canal de programa da Jovem Pan

A queda foi gigantesca por conta da média alcançada nas últimas semanas: 900 mil visualizações em alguns momentos. No mesmo dia, o YouTube classificou Os Pingos nos Is na categoria “monetização limitada”, o que impactou os ganhos do canal com publicidade.

O YouTube não se manifestou sobre o assunto, assim como a Jovem Pan. O silêncio, no entanto, não despistou para a queda de audiência e a fuga de anúncios. Na tarde de quinta, a restrição terminou e a monetização voltou para o nível anterior.

A atitude do YouTube aconteceu depois que a coligação liderada pelo PT acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de isonomia no tratamento dado pela plataforma a conteúdos sobre os candidatos à Presidência.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.