Após início promissor, TV Brasil fecha 1° ano do Governo Bolsonaro com baixa audiência

TV Brasil

TV Brasil terminou o ano de 2019 com 0,29 ponto de audiência (Imagem: Divulgação)

Após iniciar 2019 com o seu melhor desempenho em audiência da história, quando chegou a ser a 7ª emissora mais vista do país, a TV Brasil terminou o ano passado em baixa. 

De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, a emissora pública registrou 0,41 ponto no primeiro mês do governo Bolsonaro e fechou dezembro com 0,29 ponto, caindo para a 9ª colocação no ranking nacional, que inclui as TVs pagas e abertas.

A situação só não é pior do que no governo Dilma quando, em 2016, chegou a marcar 0,19 ponto. O canal foi criado na época do governo Lula por intermédio de seu então ministro da Comunicação, Franklin Martins.

Ainda em sua campanha eleitoral, Jair Bolsonaro prometeu que iria fechá-la, mas ao invés de cumprir a promessa passou a aparelhar a empresa, medida que sempre condenou na época do governo do PT. 

Desde o fim do ano passado, a TV Brasil nomeou o jornalista recém-formado Lucas Faria, filho do general Alcides Valeriano de Faria Junior, para a direção da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), que tem um salário que ultrapassa em três vezes a média da TV Brasil. 

Em 2017 e 2018, quando estava sob a responsabilidade do ex-Globo Caique Novis, a TV Brasil passou a dedicar à sua programação, direcionada ao público infantil, além de investir em documentários, o que fez o canal subir várias posições no ranking de audiência.

O Governo Bolsonaro começou a desmontar no fim do ano passado a TV Escola, voltada para a formação de professore, e a TV Ines, que transmite conteúdo dedicado a linguagem de Libras, para surdos e mudos. 

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.