Após investigação, CNN Brasil descarta casos de racismo entre funcionários

CNN Brasil
CNN Brasil toma decisão sobre caso de racismo em sua sede (Imagem: Divulgação / CNN Brasil)

No início do ano, a CNN Brasil abriu uma investigação interna depois do suposto caso de racismo contra a jornalista Basilia Rodrigues. Quatro meses depois do compliance, o canal de notícias com sede em São Paulo tomou uma decisão sobre o caso.

O site Alma Preta foi atrás de um resultado final da CNN Brasil sobre o assunto. “A constatação do compliance é de que, na verdade, se trata de um comportamento inadequado por parte de alguns funcionários da casa”, informou. A Veja confirmou as informações por meio de um funcionário do canal.

Em resumo, o canal de notícias não apontou nenhum responsável pelos episódios vividos pela comentarista de política e descartou qualquer tipo de advertência entre os funcionários.

Na época da denúncia, Basilia Rodrigues agradeceu as inúmeras mensagens de carinho do público. “Agradeço às mensagens de solidariedade e apoio que recebi aqui de tantos amigos pessoais, colegas de trabalho e também de pessoas que não me conhecem. Agradeço também pela posição adotada pela CNN Brasil”, aprovou.

“O relato é grave e está sendo apurado”, informou a profissional, que completou: “Deixa reflexões para todos sobre o que não queremos ser, parecer, nem deixar dúvidas, sobre o que não queremos para nós, nem para os outros”.

Por meio de nota, a CNN Brasil expôs o caso, considerou a situação como “gravíssima” e anunciou a investigação. Em seu desabafo, Basilia Rodrigues afirmou que optou pela TV após doze anos de sucesso no rádio:

A CNN me escolheu e eu escolhi estar nela. Nos tempos de hoje, poder escolher mudar é um luxo, já que temos sido afogados pelos acontecimentos. Porém, não é fácil mudar. Decidi pegar uma via diferente que me pareceu (e é) mais desafiadora e evolutiva, como pessoa e jornalista.

A repórter finalizou: “Por fim, dizer a vocês que o racismo e o negro convivem dia a dia. É uma relação insuportável, uma companhia inconveniente que está à bordo, em uma mesma viagem. Às vezes, me pergunto, haverá ponto final? Logo, penso que esse não é o mal do negro, esse é o mal do racismo”.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›