Após polêmica, Globo regrava cenas de princesa em Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos do Imperador
Giulia Gayoso (Isabel) e Bruna Griphao (Leopoldina) em Nos Tempos do Imperador; novela passa por processo de revisão após polêmica envolvendo “racismo reverso” (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

A Globo vai regravar cenas de Nos Tempos do Imperador, novela das 18h que enfrenta baixa audiência e críticas decorrentes da abordagem sobre escravidão e racismo. As sequências que ganharão “nova roupagem” envolvem a Princesa Isabel, interpretada por Giulia Gayoso na segunda fase do folhetim – com estreia prevista para a próxima semana.

De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, de O Globo, a equipe liderada pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão ganhou o reforço de Nei Lopes. A consultoria do escritor e estudioso de cultura afro-brasileira levou à revisão de vários capítulos. Além disso, Nos Tempos do Imperador será submetida à análise do grupo de discussão, em encontro virtual.

As polêmicas em torno da trama ganharam destaque com a exibição de uma cena do casal Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) associada a “racismo reverso”. “Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem a gente?”, questionou Samuel.

O ativista AD Junior se posicionou diante da sequência via Instagram: “Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. […] A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas”. Nos comentários, Thereza Falcão pediu desculpa pelo “erro grosseiro”.

Na ocasião, a autora lembrou que os capítulos iniciais haviam sido escritos em 2018 e gravados no ano seguinte. Thereza afirmou também que Nei Lopes entrou para o time de Nos Tempos do Imperador em meados do ano passado. Mas, ao que tudo indica, a novela, cujas gravações estão praticamente concluídas, atravessa agora outro processo de revisão.

Enquanto isso, a audiência patina. Os primeiros 30 capítulos acumulam apenas 17,6 pontos. Trata-se do pior índice do horário desde Boogie Oogie (2014), com 17,5 de média.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›