Após polêmica, material inédito de Renato Russo é apreendido e transferido para SP

Renato Russo
Filho de Renato Russo toma decisão sobre materiais inéditos do cantor (Imagem: Reprodução / Divulgação)

O material inédito de Renato Russo, que foi recuperado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi encaminhado para as instalações da Clé Reserva Contemporânea, uma empresa especializada em armazenamento de arte localizada em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de Giuliano Manfredini, filho do artista.

Trata-se da subsidiária de uma das empresas mais respeitadas do mundo em guarda de obras de arte, respeitando as normas da museologia internacional. Vários museus do Brasil guardam suas obras na Clé”, explicou Manfredini ao jornal Extra.

O herdeiro de Renato também fez uma apólice de seguro para garantir a integridade do material. “Ainda desconheço o conteúdo completo do material recuperado, precisamos verificar se é o que foi retirado do apartamento do meu pai e não devolvido. O nosso interesse é tornar público qualquer material que tenha presença do meu pai e que pertença ao seu acervo, sempre respeitando as leis e os direitos das pessoas e instituições envolvidas”, garantiu.

Enquanto estiver sob minha responsabilidade, a exemplo do que ocorre com todo o acervo do meu pai, já tratado no MIS/SP, o material apreendido pela Operação ‘Tempo Perdido’ será cuidadosamente guardado, manuseado e analisado por profissionais especializados”, complementou.

O músico Dado Villa-Lobos se posicionou essa semana sobre a apreensão, alegando que o material é legalmente de propriedade da Universal Music, fazendo parte do legado da banda Legião Urbana, não apenas de Renato.

É claro que eu tenho a anuência da utilização daquilo, não pode fazer qualquer coisa, mas eles são donos daquele fonograma e eles têm que preservar isso”, observou o músico.

O guitarrista garantiu ainda que nada está sendo escondido o herdeiro de Russo: “A EMI contratou Marcelo Fróes para digitalizar todas as fitas e ele fez um relatório completo, que foi entregue a mim, à família, a todo mundo. Ninguém está querendo esconder nada de ninguém. Já acionei meus advogados deixando claro que eu não vou autorizar (o lançamento de) absolutamente nada do que vai sair dali se a companhia não tiver de volta esse material, que é da Legião Urbana e da Universal”.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›