Por 24 anos como narrador da Globo, Jota Júnior deixou a emissora no mês de março e a saída conturbada provocou uma ação trabalhista por parte do ex-funcionário com pedido de indenização milionária contra o conglomerado de mídia da família Marinho.
VEJA ESSA
Na ação enviada ao TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), Jota pede reconhecimento de direitos trabalhistas durante o período contratado como PJ (Pessoa Jurídica), sem carteira assinada. O locutor, que já soltou o verbo em outras ocasiões contra a Globo, acusa o Plim Plim de redução salarial sem aviso.
Com o acúmulo de pedidos, o processo alcança o valor de R$ 15,8 milhões como pedido de indenização. O apresentador afirma que ficou sem registro em carteira por 20 anos. A regularização ocorreu apenas em 2019, a fim de evitar processos do gênero, segundo o Notícias da TV.
O narrador demitido diz que por conta da falta de emprego aceitou a redução salarial de quase R$ 20 mil. Pela lei, o trabalhador só pode pedir reconhecimento do vínculo trabalhista relativo aos cinco anos anteriores à data do processo. Ou seja, apenas 2018.
Jota Júnior tem currículo experiente na TV
De Americana, no interior de São Paulo, Jota Júnior trabalhou na Band nos anos 1980. Na década, a emissora ganhou o título de canal do esporte por sua atenção especial no segmento. O Show do Esporte foi levado ao ar pela primeira vez com J.J na equipe.
Pela emissora, Júnior esteve em quatro Copas do Mundo: México (1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994) e França (1998). Sua ida para a Globo ocorreu em 1999, quando trocou a Band pelo SporTV. Galvão Bueno indicou o narrador.
Após outras Copas do Mundo e eventos do futebol nacional e internacional, Jota Júnior disse adeus ao Plim Plim no dia 7 de março deste ano, após a transmissão de Brasil de Pelotas x Ponte Preta, pela segunda divisão do Brasileirão.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].