Após ser comparado a Bolsonaro, Lula confronta William Bonner e a Globo

Lula

Lula mandou recado para William Bonner e Globo (Imagens: Reprodução – Twitter – Globo / Montagem – RD1 )

William Bonner deu o que falar após comparar Bolsonaro a Lula, durante o “Jornal Nacional” da última segunda-feira (19), e o ex-presidente fez questão de se manifestar em seu direito de resposta sobre o assunto.

Na ocasião, o jornalista disse que os dois presidentes adotaram posturas semelhantes com relação às queimadas no Brasil: “Os dois presidentes afirmaram a Europa destruiu todas as suas florestas e que por isso não tem moral para dar conselhos sobre a Amazônia“.

Em nota, o opositor de Bolsonaro discordou e escreveu: “Exigimos que o Jornal Nacional informe seus telespectadores que o Fundo Amazônia foi criado no governo Lula, e as diferenças nas políticas ambientais dos dois governos”.

“A Globo esqueceu de mencionar que nos governos petistas houve redução do ritmo do desmatamento na Amazônia Legal, especialmente entre 2004 e 2012, período em que a tendência de redução foi mais acentuada, chegando a 86%”, disse.

“Nesse período, importantes medidas foram tomadas pelos governos do PT, com destaque para a conservação, fiscalização, penas mais duras e restrição de crédito. As áreas protegidas na Amazônia aumentaram em 59,6 hectares entre 2003 e 2006”, afirmou.

“Em 2008, houve maior rigor na fiscalização dos municípios com área de desmatamento intensa e os proprietários cujas terras foram ilegalmente desmatadas passaram a responder a penas como embargo de atividades e apreensão de bens”, prosseguiu.

“Nos governos petistas se implantou a política de redução do desmatamento com a elaboração do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, do Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros”, acrescentou.

E finalizou, dizendo: “O poder da Globo não lhe dá o direito de continuar mentindo, distorcendo informações ou modificando a história”.

Lucas Medeiros
Escrito por

Lucas Medeiros

Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.