Elisa Veeck foi mais uma vítima de um grupo de criminosos que tem utilizado da inteligência artificial para criar anúncios falsos em um aplicativo de apostas.
VEJA ESSA
A jornalista da CNN Brasil usou as redes sociais neste fim de semana para deixar claro aos seguidores que a propaganda divulgada com sua imagem era falsa.
A profissional ainda aproveitou para alertar os usuários de que existem filtros usados pela plataforma para evitar que a informação falsa fosse disseminada.
Na cena, Elisa aparece como se estivesse na bancada do telejornal da emissora, anunciando uma propaganda com Neymar como estrela da campanha.
“Não faço publicidade. Sou jornalista, âncora de telejornal, tenho responsabilidade por trabalhar com informação“, escreveu no X, antigo Twitter.
A profissional ainda cobrou um posicionamento da plataforma: “Não sou eu na propaganda com Neymar. Alô, X, qual é o filtro usado por você para combater esse tipo de crime de Deepfake?“.
Além de Elisa Veeck, famosos são alvos de golpistas
Os criminosos passaram a usar a tecnologia para lugar, criando falsos anúncios com famosos como armadilhas para atrair mais usuários na internet.
Além de usar a imagem do artista, o golpista costuma também manipular a voz, dando ainda mais realidade ao serviço. Além de Elisa e Neymar, outros conhecidos do público também foram alvos.
Entre os que tiveram suas imagens exploradas estão William Bonner, Luciano Huck, Dráuzio Varella, Marcos Mion, Sandra Annenberg e Ana Maria Braga.
@ElisaVeeck e @CNNBrasil já sabem que estão sendo usados como comerciais desse jogo aí? Eu não uso óculos e é nítido que foi feito por IA, a pergunta é: isso é legal? Que perigo! pic.twitter.com/0LGiDFDDk6
— Novo Bárbaro (@luizferlima) December 16, 2023
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.