Apresentadora da Globo é suspensa após selfie com Joice Hasselmann

Globo
Janaina Xavier é suspensa da Globo por foto com Joice Hasselmann (Imagem: Reprodução / SporTV)

Não pegou nada bem a selfie de Janaína Xavier ao lado de Joice Hasselmann no último final de semana. A apresentadora dos canais SporTV, da Globo, foi suspensa das suas funções por conta do post feito em seu Instagram, desrespeitando uma norma da empresa sobre a isenção dos jornalistas durante a cobertura das eleições.

A jornalista exibiu no Stories do Instagram uma foto ao lado de Joice, então candidata à prefeitura de São Paulo pelo PSL, e do marido, Gustavo Bonini Guedes, representante jurídico da deputada federal. A imagem logo ganhou força nos bastidores da emissora e chegou ao conhecimento da chefia da redação.

Os superiores decidiram pelo afastamento de Janaína Xavier do comando do SporTV News durante a última semana. Até uma demissão foi ventilada nos bastidores, mas nenhuma decisão oficial foi tomada. Por enquanto, a previsão e expectativa é pelo retorno da contratada ao ar na próxima segunda-feira (23).

O clima ficou tenso nos bastidores pelo fato da apresentadora não ter aceitado a decisão totalmente. Ela reclamou com os seus superiores e “entregou” os colegas, que já manifestaram sobre política nas redes sociais sem qualquer tipo de represália. Os citados foram chamados e assinaram uma advertência. As informações são do UOL Esporte.

Procurada pela reportagem Janaína preferiu não comentar sobre o assunto. O canal carioca emitiu a seguinte nota: “Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas”.

Confira o comunicado da Globo aos seus jornalistas:

“Caros,

Começamos hoje a campanha eleitoral para o segundo turno das eleições municipais. Por isso, venho aqui relembrar os nossos Princípios Editoriais e o email que enviei no início da campanha do primeiro turno sobre o uso de nossas redes sociais: não devemos fazer posts de apoio ou repúdio a algum candidato; não devemos curtir posts de candidatos; e não devemos entrar em debates sobre este ou aquele candidato. Este princípio básico de isenção é importantíssimo para o nosso Jornalismo. E como a maior parte de nossa equipe é formada por jornalistas, um deslize de alguém do Esporte compromete a postura isenta do Jornalismo da Globo. Seguir estas normas é algo básico para todo jornalista.

E também lembro que o nosso código é rigoroso pelo não cumprimento dessas normas.”

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com