As Aventuras de Poliana espanta crise com maior audiência em dois meses

As Aventuras de Poliana
Sophia Valverde, protagonista de As Aventuras de Poliana; novela reage à queda de audiência (Imagem: Divulgação / SBT)

Esticada até 2021, sem previsão exata de término e enfrentando renovação de elenco e troca de diretores – Ricardo Mantoanelli substitui Reynaldo Boury –, As Aventuras de Poliana reagiu nesta quinta-feira (23) à queda de audiência apresentada nos últimos meses. A novela do SBT é desenvolvida por Iris Abravanel, esposa de Silvio Santos, e equipe.

De acordo com dados obtidos na Grande São Paulo, As Aventuras de Poliana emplacou 10,5 pontos, 12 de pico e 15% de participação no número de televisores ligados; na mesma faixa, a Record fechou com 7 de média. Trata-se do melhor índice da trama desde os 10,7 anotados em 27 de novembro.

Apesar da reação, porém, o enredo estrelado por Sophia Valverde passa longe dos números registrados em seus primeiros capítulos. A produção chegou a 17,2 pontos em 5 de junho de 2018. Naquela semana (4 a 8 de junho), emplacou 16 pontos de média semanal; os capítulos exibidos de 13 a 17 de janeiro acumularam apenas 8,9 – o suficiente, porém, para manter o segundo lugar.

O desgaste pode ser atribuído à concorrência: com A Dona do Pedaço, de maio a novembro de 2019, a Globo expandiu sua participação nos índices. Só que o folhetim do SBT segue em baixa, o que faz redes sociais e as críticas sobre TV atribuírem o declínio ao esticamento.

Cabe lembrar que As Aventuras de Poliana tinha término previsto para 2020. Mas a produção de Patinho Feio, adaptação de uma novela argentina a cargo de Leonor Corrêa, desandou. Sem substituta, o SBT optou por estender a novela. Nomes como Larissa Manoela e Mylla Christie deixaram o elenco; novos nomes e personagens devem ser anunciados nos próximos dias.

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

WordPress Lightbox