As histórias de Silvio Santos que só os apresentadores do SBT conhecem

Silvio Santos
Existe um Silvio Santos que só os apresentadores do SBT tiveram a oportunidade de conhecer (Imagem: Divulgação / SBT)

Entre os artistas no Brasil, ninguém testemunhou tão de perto as histórias de bastidores de Silvio Santos quanto os apresentadores do SBT. E no dia em que o comunicador completa 90 anos de idade, o RD1 reuniu declarações de grandes figuras que passaram pela emissora para traçar o perfil do patrão mais excêntrico da televisão brasileira.

As histórias reúnem momentos de gratidão, aprendizados, mas também expõem conflitos e situações controversas, como uma proposta indecente que Silvio teria feito a Adriane Galisteu nos anos 2000 e uma represália contra o apresentador Celso Portiolli.

Confira:

Silvio Santos garantiu a Carlos Nascimento estabilidade financeira durante tratamento (Imagem: Divulgação / SBT)

O “paitrão” generoso

A gratidão por Silvio Santos é um sentimento quase unânime no SBT. Em 2014, o eterno Homem do Baú antecipou em dois meses a renovação de contrato com Carlos Nascimento para que ele pudesse iniciar tranquilamente um tratamento contra um câncer no intestino.

O âncora do SBT Brasil teve a oportunidade de agradecer Silvio publicamente no palco do Troféu Imprensa, em 2015. “Apareceu um advogado na minha casa com um contrato novo dizendo assim: ‘o Silvio mandou você assinar. Não se preocupe, fique em casa e vai se tratar e o dia que você puder voltar a trabalhar, você volta”, disse.

“Eu acho que qualquer empresa tem a obrigação de tratar bem o funcionário estando ele bem ou não de saúde”, respondeu o empresário.

Sucesso de Mara Maravilha fez Silvio Santos abrir o bolso nos anos 90 (Imagem: Divulgação / SBT)

Mara Maravilha também costuma contar orgulhosa das recompensas que já recebeu de Silvio por conta de seu desempenho na emissora. Nos anos 90, a apresentadora foi presenteada com um carro e um apartamento por Silvio, a quem chama de “paitrão”. “Talvez eu tenha dado [os presentes] a ela porque ela foi muito importante na programação do SBT”, agradeceu o apresentador durante o quadro Jogo dos Pontinhos, em 2017.

Silvio também costuma ser citado pelos apresentadores como um patrão que não fecha as portas para os funcionários que trocam de emissora. Eliana, Raul Gil, Christina Rocha, Marília Gabriela e Leão Lobo são exemplos de famosos que já tiveram duas ou mais passagens pelo canal. Hebe Camargo, pouco antes de morrer, também havia acertado o seu retorna à Anhanguera.

Hebe Camargo lavou roupa suja ao vivo ao expor insatisfação com Silvio Santos (Imagem: Divulgação / SBT)

Relações conflituosas

Apesar da admiração, muitos apresentadores do SBT já expuseram conflitos com Silvio publicamente. O caso mais famoso envolveu a própria Hebe, que em 1993, após diversas mudanças de horário de seu programa, estreou aos domingos com uma blusa e calça estampada de onça e afirmou que estava fazendo isso por “estar uma onça com Silvio Santos”. Em entrevista à revista Contigo!, a loira já havia dito que a duração de seu programa estava tão curta que ela estava fazendo “papel de idiota” na TV.

Em 2008, Hebe voltou a reclamar do horário de sua atração, que há alguns anos estava perdendo audiência e entrando cada vez mais tarde no ar. Silvio atendeu o pedido da apresentadora e definiu que a atração deveria ser exibida às 20h30 das segundas-feiras. “A Hebe reclamou e o SBT mudou”, dizia a chamada histórica que inaugurou a nova faixa nobre da emissora.

Carlos Alberto de Nóbrega também se desentendeu profissionalmente com o patrão e chegou a ficar 11 anos sem falar com ele. “Ele estava deslumbrado com o sucesso extraordinário que ele estava fazendo, pelo dinheiro que estava ganhando, pelo poder, porque poder é pior do que dinheiro, certo? E eu tinha perdido meu pai e minha mãe com câncer, estava completamente desequilibrado, e eu era um cara estourado. Briguei com ele“, disse o apresentador de A Praça é Nossa ao programa Fofocalizando, em 2019.

Briga entre Carlos Alberto de Nóbrega e Silvio Santos foi superada com abraço emocionado (Imagem: Divulgação / SBT)

“Ele me falou coisas que doeram e eu também falei coisas que doeram. Fiquei 11 anos sem falar com Silvio Santos e eu morria de saudade porque nós éramos muito amigos“, continuou o apresentador, que garantiu que já fez as pazes com o empresário. “Quando eu cheguei na casa dele com o Beto e o Marcelo, os meus filhos mais velhos, foi uma choradeira. Eu e o Silvio, a gente se abraçou, choramos abraçados”, revelou.

Celso Portiolli é outro apresentador que por muitos anos também manteve uma relação conflituosa com Silvio. Em 2015, durante uma conversa com Antonia Fontenelle, ele contou que, após quase aceitar um convite da Globo no início dos anos 2000, acabou renovando com o SBT mas “comeu o pão que o Diabo amassou” lá dentro, enfrentando diminuição salarial e um tempo fora do ar.

“Só depois fui entender que ele estava me ensinando muita coisa, a ser mais homem, ser mais humilde, respeitar os outros profissionais. Hoje sou um cara polido pelos gestos do Silvio Santos. Hoje sofro menos na vida porque ele me ensinou a bater a cara no muro e levantar a cabeça. Me ensinou muito, mas sofri demais”, admitiu.

Hebe teria revelado caso com Silvio Santos e incentivado Adriane Galisteu a fazer o mesmo (Imagem: Reprodução / SBT)

Caso com Hebe e assédio a Galisteu

Com diversas passagens pelo SBT desde os anos 80, Jorge Kajuru testemunhou uma discussão entre Silvio Santos e Adriane Galisteu durante os bastidores do programa Fora do Ar, em 2005. O dono da emissora teria acusado a loira de beneficiar a própria mãe em um game do programa Charme e ouviu da apresentadora um singelo “vai tomar no seu c*”.

Segundo declarações de Kajuru ao canal de Antonia Fontenelle em 2019, Hebe Camargo teria incentivado Galisteu a ceder um suposto convite sexual do patrão para acalmar os ânimos. “O que o Silvio quer com você é apenas uma noite em Miami, lá na casa dele. O Silvio cisma com uma mulher, o Silvio é garanhão. Outra coisa Dri, eu sei, o Kajuru sabe, o que você gosta realmente como mulher é disso aqui [demonstrando um órgão masculino com as mãos]. O que Silvio tem é isso aqui [mostrando um volume ainda maior]”, disparou.

“Aí a Hebe ainda virou e falou assim: ‘Ou você acha que eu não dei pro Silvio quando eu tinha sua idade e era bonita como você? Claro que eu dei'”, afirmou Kajuru. Em 2019, ao reencontrar o ex-funcionário do SBT no Jogo dos Pontinhos, Silvio Santos aproveitou a ocasião para negar o suposto relacionamento com Hebe. “[Ela] nunca fez meu tipo”, afirmou.

Marília Gabriela foi mais uma das apresentadoras que não conseguiram uma entrevista com Silvio Santos (Imagem: Divulgação / SBT)

Se der entrevista, morre no dia seguinte

Silvio Santos já recusou diversas vezes dar entrevista para os apresentadores do SBT. Em 2010, Marília Gabriela contou que passou duas horas tentando convencer o patrão a participar do De Frente com Gabi. “Ele insiste que não vai aparecer, mas eu já avisei que não irei desistir”, disse a jornalista durante o lançamento da atração.

Otávio Mesquita é outro nome que já tentou diversas vezes gravar um bate-papo com o patrão. Em 2017, também ao lançar o Operação Mesquita, o apresentador comentou que pretendia seguir Silvio até o cabeleireiro Jassa para gravar uma entrevista clandestina com ele. “Vou gravar, se vou pôr no ar”, brincou.

Danilo Gentili também já comentou sobre a possibilidade de conseguir conversar de forma indireta com o empresário, como por exemplo se vestindo de um dos personagens do Pânico. “Eu vou me disfarçar de Vesgo e ficar na porta do SBT pra tentar conseguir uma entrevista com ele”, ironizou o humorista, brincando com o fato de que Silvio já deu breve declarações para o extinto humorístico.

Claudete Troiano também revelou ao portal Terra que sempre sonhou em fazer uma entrevista com o Homem do Baú. “Ele só dá entrevistas de dois minutos, sempre na gozação. Quero um dia pegar o Silvio Santos de jeito, viu?! Fazer ele abrir o coração, responder perguntas das mulheres de todo o Brasil. Ah, mas eu gostaria tanto de fazer isso, de descobrir um outro Silvio…”, disse.

Ex-contratado do SBT, Jô Soares também tentou levar Silvio nos estúdios da Globo para a última entrevista do Programa do Jô, em 2016. “Mas ele vem com essa história de que uma tal ‘cartomante de New Orleans’ disse que, se ele der entrevista, no dia seguinte ele estará morto”, contou o apresentador ao jornalista Ricardo Feltrin.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected]
Veja mais ›