As mudanças mais radicais que a casa do BBB já sofreu

BBB
A casa mais vigiada do Brasil passou por muitas mudanças em seus 21 anos (Imagem: Reprodução/ Globo)

A decoração da casa mais vigiada do Brasil costuma ser algo muito esperado pelo público do BBB a cada edição. Foram muitas mudanças que o espaço sofreu ao longo da história do formato.

Confira tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

Para entrar no clima do BBB 2021, que estreia na próxima segunda-feira (25), na Globo, que tal lembrarmos as alterações mais radicais que a estrutura da casa sofreu?

Confira:

Clima de novidade

Tudo era novidade no BBB 1 e BBB 2 (Imagem: Divulgação)

Na primeira edição do formato no Brasil, tudo era novidade, tanto para o público quanto para os competidores. Naquele tempo, em pleno ano de 2002, a decoração da casa era bem simples, muito trabalhada em madeira e os cômodos ainda não eram temáticos.

Uma coisa, no entanto, era completamente diferente de hoje em dia: o quarto do líder. Ele ficava dentro da casa e tinha pouco luxo, quando comparado ao modelo atual.

Quarto do lado de fora

Quarto do líder passou a ser do lado de fora e jardim ganhou novidades no BBB 3 (Imagem: Divulgação)

Em 2003, na terceira edição, a principal mudança na casa foi justamente a localização do cômodo mais desejado pelos brothers. Ele passou a ser do lado de fora da casa, ganhando uma vista privilegiada para todo o jardim. No BBB 3, os quartos também passaram a receber classificações: três estrelas (maior luxo), duas estrelas e o Albergue (quarto duplo).

Espaços temáticos

Quartos passaram a ser decorados por temas (Imagem: Divulgação)

Um ano depois, no BBB 4, os espaços passaram a ser temáticos e ficaram mais parecidos com que vemos hoje em dia. Macaquinhos de pelúcia e cartoons pretos chamavam a atenção nas paredes dos quartos.

Academia e hidro

Hidro virou o “point” dos brothers na casa (Imagem: Divulgação/ Globo)

Hoje em dia muito utilizada, a academia apareceu na casa pela primeira vez também no BBB 4. Naquela época, o espaço ainda era bem simples, mas já muito utilizado. Além disso, no BBB 5, o jardim ganhou a tão famosa hidromassagem.

Novo quarto e piscina redonda

Piscina redonda deu um visual mais moderno para a casa (Imagem: Divulgação)

No BBB 6, os participantes encontraram muitas coisas diferentes das outras edições. A casa ganhou mais um quarto, o chuveiro foi para fora, a geladeira passou a ser na despensa e a piscina deixou de ser quadrada e virou redonda.

Teto retrátil

Teto retrátil na área da sauna (Imagem: Reprodução/ Globo)

Na temporadas de 2007 e 2008, o jardim ganhou um teto retrátil, principalmente para ajudar nas provas em dias de chuva. No BBB 7, ele ainda era simples, mas na edição seguinte ele foi ampliado. Neste mesmo ano, todos os cômodos receberam uma TV, facilitando a comunicação da direção com os competidores.

Quarto branco, divisão e puxadinho

Flávio e Priscila no Quarto Branco do BBB (Imagem: Reprodução/ Globo)

Em 2009, o programa apresentou muitas novidades, como o “quarto branco”, a divisão “Casa Grande” e “Xêpa” e o puxadinho, que dividiu os participantes no início da temporada. Neste mesmo ano, um quarto chamou a atenção: o palácio de cristal. O cômodo era revestido de espelhos nas paredes e no chão.

Academia climatizada, jogos e quarto surpresa

Área de lazer do BBB10 (Imagem: Reprodução/ Globo)

No BBB 10, a área externa ganhou modificações. Os brothers puderam curtir um espaço de jogos, com mesa de sinuca e tudo mais. Além disso, a academia ganhou ares mais confortáveis e ainda teve um quarto surpresa, que levou uma dupla para o Carnaval de Salvador.

Dois andares e espaço de shows

Quarto do Líder do BBB11 contou com decoração diferente e ficou no andar de cima (Imagem: Reprodução/ Globo)

No ano seguinte, a residência ganhou um segundo andar e o quarto do líder passou a ocupar justamente o espaço superior. A piscina voltou a ser retangular, o jardim passou a ter uma área para shows e o programa ainda colocou um “quarto escuro”.

Muro surpresa

Muro surpresa chamou a atenção dos brothers (Imagem: Reprodução/ Globo)

No BBB 17, durante alguns dias da edição, os brothers ficaram divididos por um muro: o lado mexicano e o americano. Além disso, a piscina aumentou de tamanho e ganhou um espaço interno – lado mais raso – para relaxar.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›