Associação faz premiação para definir qual é a melhor novela do século XXI

Avenida Brasil
Adriana Esteves (Carminha) em Avenida Brasil; prêmio escolhe melhor novela do século XXI (Imagem: Reprodução / Globo)

A 5ª edição do Prêmio Abra (Associação Brasileira de Roteiristas do Audiovisual) contará com uma nova categoria em 2021: Melhor Roteiro de Telenovela do Século XXI. Com a pandemia da Covid-19, todas as produções da teledramaturgia brasileira foram impactadas, por isso, a entidade decidiu incluir um título que contemple esse grupo, que passará a ter essa categoria todos os anos a partir de então.

Cabe destacar que o consumo de novelas durante o isolamento social cresceu de forma surpreendente, já que muitas pessoas estavam dentro de suas casas. Prova disso foi Amor de Mãe, assim como as reprises de Fina Estampa e Totalmente Demais, entre outras.

A ideia da premiação é analisar todas as produções – independe da emissora – que foram desenvolvidas entre 2000 e 2019. Ou seja, fazem parte desse grupo grandes enredos como Senhora do Destino, Avenida Brasil, A Favorita, Celebridades, Órfãos da Terra, Passione, Bom Sucesso, Os Dez Mandamentos. No caso da Globo, valem todas as novelas desde Terra Nostra a Amor de Mãe.

A partir desse ano, a premiação também terá outra homenagem especial. As obras indicadas à categoria de Melhor Roteiro de Filme de Comédia concorrerão ao inédito Prêmio Paulo Gustavo, em homenagem à memória do humorista, que faleceu vítima da Covid-19 no mês de maio.

Para quem não sabe, além de ator, ele foi referência como roteirista de peças, criação de séries, idealizador de especiais e escritor de scripts de filmes. E é por esse legado que a ABRA passou a batizar o prêmio com seu nome.

O anúncio da proposta e das novas categorias foram divulgados durante uma live nas redes sociais da instituição, contando com a participação de Mônica Martelli, Fabio Porchat e do roteirista Fil Braz, que relembraram a trajetória de Paulo Gustavo.

Apesar dos roteiristas das novelas não precisarem se inscrever para concorrer ao prêmio, nas demais categorias, os profissionais precisam fazer o cadastro no site da associação até o dia 8 de agosto.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›