A Federação Nacional de Atletas de Futebol Profissional (Fenafp), junto ao Sindicato dos Atletas de Futebol, decidiram cobrar a CBF e a Globo sobre a atual situação dos campeonatos estaduais, paralisados por causa da pandemia do coronavírus.
VEJA ESSA
As entidades que representam os jogadores também sugeriram um novo modelo de disputa para o Campeonato Brasileiro 2020, com menos datas que o normal. A ideia é um formato mais enxuto, capaz de acomodar as 38 rodadas da competição dentro do cronograma estabelecido.
“O Brasileiro começa em maio. Se voltar até lá, dá para encaixar. Senão, vai ter que mudar o modelo de competição”, disse Alfredo Sampaio, representante do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio Janeiro (Saferj) e da Fenapaf, ao UOL Esporte.
“Só que aí isso também passa por alguns problemas contratuais. A Globo tem contrato para transmitir 38 partidas. Se diminuir o número de partidas, a Globo pode não querer pagar. A gente falou sobre diversas formas [diferentes de tocar o Brasileirão]”, explicou.
As representações cobram para que a CBF confirme a disputa dos estaduais com o intuito de receber o pagamento integral da cota da TV. “A CBF deve garantir que vai achar datas para o Estadual e a Globo garantir que fará os pagamentos”, comentou Alfredo Sampaio. Porém, tudo depende de como se dará a contenção da pandemia no Brasil.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.