Ator de Laços de Família e Passione, Leonardo Villar morre aos 96 anos

Leonardo Villar
Leonardo Villar como Antero Gouveia em Passione (Imagem: Renato Rocha Miranda / Globo)

Vítima de uma parada cardíaca, Leonardo Villar morreu na manhã desta sexta-feira (3), em São Paulo, aos 96 anos. Consagrado no cinema, no teatro e na TV, o ator estava internado na UTI desde ontem (2), depois de passar mal na noite anterior. A informação foi confirmada pela família.

Leonildo Motta, nome de batismo de Leonardo, nasceu em Piracicaba, no interior de São Paulo, em 1923. Entre os sucessos da carreira, Villar interpretou Zé do Burro no filme O Pagador de Promessas (1962), dirigido por Anselmo Duarte e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1963. O longa também foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Leonardo foi aluno da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP, onde se formou na turma de 1948. Villar esteve no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) durante oito anos e estreou como ator profissional pela direção de Bibi Ferreira (1922 – 2019) na Companhia Dramática Nacional (CDN) com a peça A Raposa e as Uvas.

No início da carreira, Villar esteve ao lado de grandes nomes do teatro como o diretor Sérgio Cardoso em Canção Dentro do Pão. Ele também participou de A Falecida, de Nelson Rodrigues. O corpo do ator será cremado, conforme desejo dele, mas sem velório, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na TV, o famoso participou de mais de trinta novelas, entre elas: Estúpido Cupido (1976), Barriga de Aluguel (1990), Amazônia (1991) e Laços de Família (2000). O último trabalho na TV Globo foi na novela Passione (2010), interpretando Antero Gouveia, no mesmo núcleo de Fernanda Montenegro e Cleyde Yáconis.

Ao longo da carreira, o paulista também participou de filmes que marcaram época como Lampião e o Rei do Cangaço (1964), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), Ação entre Amigos (1988), Brava Gente Brasileira (2000) e Chega de Saudade (2008).

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.