Ator e comediante Lúcio Mauro morre, aos 92 anos, no Rio

Lúcio Mauro
Lúcio Mauro morreu ao 92 anos, em hospital no Rio de Janeiro (Imagem: Divulgação/ TV Globo)

O ator e comediante Lúcio Mauro morreu no fim da noite deste sábado (11), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo seu filho, o também ator Lúcio Mauro Filho.

O veterano da televisão brasileira estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, havia cerca de dois meses, com problemas respiratórios. Não há ainda informações sobre velório e sepultamento do ator.

Nas redes sociais, ao anunciar o falecimento, Lúcio Mauro Filho homenageou o pai, dizendo que teve uma vida linda, foi pioneiro, teve carreira vitoriosa e o influenciou. “Nós ficamos por aqui, celebrando sua existência e seguindo com seu legado. Vai com Deus meu velho. Vai se juntar a Chico, Agildo, Silvino, Rogerio, Miele e tantos outros, para juntos fazerem cócegas nas estrelas”, escreveu ele.

“Me influenciou em tudo. O homem que sou, o artista, o pai de família, o amigo. Eu nada seria sem seus ensinamentos”, afirmou o ator ainda na publicação.

Lúcio de Barros Barbalho, mais conhecido como Lúcio Mauro, nasceu em Belém do Pará, no dia 14 de março de 1927. A sua estreia na Globo aconteceu em 1966. O artista integrou o elenco de alguns dos principais programas de humor da emissora como “Chico City” (1973), “Os Trapalhões” (1989) e “Escolinha do Professor Raimundo” (1990). Ele também participou da criação, dirigiu e atuou em outras dezenas de humorísticos.

Carreira de muitos trabalhos

Em 1966, o ator fez sua estreia na Globo, no humorístico “TV0–TV1”, ao lado de Jô Soares, Agildo Ribeiro, Paulo Silvino e outros, sob direção de Augusto César Vannucci. Dois anos depois, criou e dirigiu o “Balança Mas Não Cai” (1968).

Na década de 1990, além da “Escolinha do Professor Raimundo”, ele trabalhou em um episódio de “Você Decide” (1992), foi do elenco de “Malhação” (1995), atuando como Dr. Palhares, pai do Mocotó (André Marques), e atuou também esteve na novela infantil “Caça-Talentos” (1996), com Angélica.

Em 1998, encarnou o Neca do Abaeté na minissérie “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e, logo depois, viveu o advogado Nonato na segunda versão da novela “Pecado Capital”. Fechando a década, Lúcio Mauro atuou em um episódio de “Sai de Baixo” e participou em “Meu Bem Querer”, antes de retornar personagens em “Zorra Total”.

Nos anos 2000, participou de “Os Normais”, “A Grande Família”, “A Diarista”, “Sob Nova Direção”, “Programa Novo”, “Faça a Sua História” e “Zorra Total”. Neste último, em 2012, viveu o personagem Ataliba, um vovô surfista, amigo de Gumercindo (José Santa Cruz), um senhor skatista.

https://www.instagram.com/p/BxW4rb6nV1-/

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.