Atriz Lady Francisco morre aos 84 anos, no Rio de Janeiro

Lady Francisco

Lady Francisco como Generosa, em “Alma Gêmea”; atriz faleceu neste sábado (25) (Imagem: Divulgação / Globo)

A atriz Lady Francisco morreu neste sábado (25), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Lady foi hospitalizada no fim de abril após quebrar o fêmur durante um passeio com seus dois cachorros, no Parque Guinle.

A informação foi dada pelo filho, Oscar Francisco, para a revista “Quem”. “Infelizmente, mamãe faleceu hoje, às 13h. O céu ganhou mais uma grande estrela“, declarou o diretor de TV. Após o acidente, a famosa foi operada, mas teve complicações que levaram à necessidade de entubação e de respiração artificial.

A assessoria do hospital Unimed-Rio confirmou o falecimento por meio de uma nota oficial: “O Hospital Unimed-Rio informa, com pesar, o falecimento de Leyde Cauquer Francisco, às 13h10 deste sábado, por falência de múltiplos órgãos, decorrente de isquemia enteromesentérica (transtorno vascular agudo dos intestinos). Leyde Francisco estava internada no hospital Unimed-Rio desde 28 de abril“.

Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, popularmente conhecida como Lady Francisco, nasceu em Belo Horizonte (MG).  A atriz estreou na carreira artística na cidade, com participações no rádio e na TV Itacolomi. Em 1972 foi para o Rio de Janeiro, onde estreou na televisão, em rede nacional, e no cinema. A primeira novela de Lady foi na Tupi, “Jerônimo – O Herói do Sertão” (1972).

Na Globo, Lady trabalhou em “Escrava Isaura” (1976, de Gilberto Braga), “Marron-Glacê” (1979, de Cassiano Gabus Mendes) e “Baila Comigo” (1981, de Manoel Carlos). Um de seus personagens de maior destaque foi Gisela em “Louco Amor” (1983), também de Gilberto, formando parceria com José Lewgoy.

Em 2000, a atriz assinou com a Record para “Marcas da Paixão”. Em 2005, voltou para a Globo em “Alma Gêmea”. Dois anos depois, esteve em “Duas Caras”, de Aguinaldo Silva. De volta à Record, em 2009, trabalhou em “Chamas da Vida”. Reestreou na Globo em 2012, com “Cheias de Charme”. Francisco trabalhou ainda em “Saramandaia” (2013), “Geração Brasil” (2014) e “Totalmente Demais” (2015). Seu último papel foi em “Malhação – Vidas Brasileiras” (2018), vivendo Lorraine.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.